Jean Mizzoni solicita informações sobre vagas na EMEF Paulo Freire e pede construção de nova escola municipal na região do Terramérica  


Visualize fotos

 

O vereador Jean Mizzoni (Agir) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando informações à prefeitura sobre a alta demanda por vagas na área de abrangência da EMEF Paulo Freire e uma indicação sugerindo a construção uma nova escola no bairro Terramérica, considerando a localização estratégica e próxima à região mais impactada.

 

No requerimento, Mizzoni cita que Americana tem registrado, nos últimos anos, crescimento urbano significativo em determinadas regiões, com adensamento populacional decorrente da implantação de novos empreendimentos residenciais e da consolidação de bairros que passaram a exercer papel estratégico na malha urbana municipal, consequentemente aumentando a demanda por vagas na rede de ensino.

 

“Têm sido recorrentes as manifestações de cidadãos quanto à dificuldade de acesso a vagas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, especialmente nas etapas iniciais da educação básica, situação que continua chegando de forma reiterada a este gabinete, mesmo após medidas administrativas adotadas pelo Poder Executivo”, comenta Mizzoni.

 

Ainda na propositura, o autor destaca a necessidade da reavaliação do modelo de distribuição de vagas em Americana. “Diante desse cenário, torna-se necessário compreender, de forma técnica e prospectiva, se a manutenção do atual modelo de atendimento é suficiente ou se há viabilidade para soluções estruturais mais amplas, como a implantação de nova escola na região, de modo a garantir o direito à educação de forma planejada e compatível com o crescimento urbano consolidado”, conclui.

 

No documento, Mizzoni questiona quais bairros e áreas territoriais compõem oficialmente a zona de atendimento da Escola Municipal Paulo Freire e se a prefeitura possui registros quantitativos da população infantil dessa região, com o número de crianças sem vagas disponíveis. O parlamentar também pergunta se a administração municipal tem realizado estudos para a implantação de uma nova escola para atender a demanda por mais vagas.

 

Indicação sugerindo a construção de nova unidade escolar

 

Já na indicação, o vereador sugere que a prefeitura considere avaliar uma série de medidas para reorganizar a rede de ensino, considerando a construção de nova unidade no bairro Terramérica para possibilitar a migração da EMEI Manai para o local, liberando espaço físico na atual estrutura e permitindo a ampliação do atendimento da Escola Municipal Paulo Freire.

 

O requerimento aprovado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (27) e será encaminhado ao Poder Executivo para resposta. A indicação foi relacionada na pauta e será direcionada a prefeitura para análise e atendimento.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação