Renan de Angelo pede informações sobre estrutura e planos de emergência da Defesa Civil de Americana


Visualize fotos

 

O vereador Renan de Angelo (Podemos) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações à Defesa Civil do município de sobre estrutura, planos de ação e capacidade de resposta a emergências e ocorrências envolvendo produtos perigosos.

 

No documento o parlamentar reforça a necessidade de transparência, planejamento e segurança, destacando o papel estratégico da Defesa Civil na prevenção de riscos e na atuação rápida em emergências. “Nosso objetivo é garantir que Americana esteja preparada para enfrentar essas situações, protegendo vidas, o meio ambiente e os serviços essenciais. Planejamento, prevenção e transparência salvam vidas”, comenta.

 

O autor solicita no requerimento informações sobre a estrutura física, equipamentos, materiais e efetivo disponível, além de dados sobre a capacidade de resposta do município em ocorrências de grande gravidade e a logística de apoio às equipes durante atendimentos emergenciais.

 

Renan questiona ainda se a administração possui Planos de Ação de Emergência (PAE), tanto gerais quanto específicos, para produtos perigosos, transporte de passageiros e evacuação da população, além da integração entre hospitais, órgãos de segurança pública e municípios vizinhos, bem como o mapeamento de empresas que operam com produtos perigosos e das rotas de risco no município.

 

Ao final do documento o parlamentar pergunta se a prefeitura possui um levantamento de áreas de risco para alagamentos, enchentes, inundações, desmoronamentos e deslizamentos das ações preventivas realizadas, dos protocolos para remoção de famílias e dos locais de acolhimento em de emergências. O parlamentar também questiona se o município realiza monitoramento meteorológico e emissão de alertas preventivos à população.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária desta terça-feira (3). Se aprovado será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.