O vereador Gutão do Lanche (Agir) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre o vencimento de exames realizados em mutirão no Núcleo de Especialidades.
No documento, o parlamentar afirma que recebeu diversos relatos de moradores que participaram do mutirão de exames “Mil Cuidados em Um Dia”, realizado no Núcleo, e que mesmo após a realização de múltiplos exames, não conseguem retorno ou consulta com médico especialista dentro do prazo de validade dos exames, gerando a necessidade de refazê-los por atingirem o prazo de validade.
“É de extrema importância que a realização dos exames esteja alinhada com o retorno às consultas médicas. O mutirão é um grande ganho para a população, pois facilita o acesso aos exames, mas esse avanço perde o sentido quando o paciente não consegue retornar ao especialista e acaba tendo o tratamento interrompido porque o exame venceu. Precisamos garantir que o cuidado comece e termine, com diagnóstico, acompanhamento e tratamento adequados, respeitando o tempo do paciente e o investimento do dinheiro público”, comenta Gutão.
O autor pergunta se há falta de especialistas no município, falhas no agendamento, excesso de demanda ou outros fatores que contribuam para essa situação; qual é o custo médio que a prefeitura tem com a realização desses exames que acabam vencendo e precisam ser refeitos; e qual é o prazo para que o paciente possa repetir o processo, além de questionar quais medidas estão sendo tomadas para melhorar o gerenciamento dos atendimentos dos pacientes.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (10). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação