Talitha De Nadai cobra cronograma de poda e limpeza nas UBS de Americana


Visualize fotos

 

A vereadora Talitha De Nadai (PDT) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Americana solicitando informações detalhadas sobre o cronograma de serviços de poda, capinação e limpeza nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

 

De acordo com a parlamentar, pacientes e moradores relataram a presença de mato alto e a falta de manutenção em áreas externas de algumas unidades, situação que pode comprometer a segurança, a acessibilidade e as condições sanitárias dos espaços utilizados diariamente pela população. “As UBS são portas de entrada do sistema de saúde e precisam estar em condições adequadas para receber a população, especialmente em períodos de maior incidência de chuvas, quando o mato cresce mais rápido e os riscos aumentam”, destaca Talitha.

 

No requerimento, a autora questiona se existe um cronograma regular de manutenção; qual a periodicidade dos serviços em cada unidade; quando ocorreu a última manutenção nas UBS mencionadas e se há previsão de novas ações. Também solicita informações sobre a existência de canal específico para solicitação de manutenção; se os serviços são realizados por equipe própria ou empresa terceirizada, e se há planejamento para reforço da manutenção preventiva nas unidades de saúde.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária desta terça-feira (3). Se aprovado será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.