O vereador Lucas Leoncine (PSD) recebeu um ofício da secretaria municipal de Planejamento em resposta ao requerimento nº 1/2026, no qual solicitou informações sobre zoneamento urbano voltado a polos de tecnologia e desenvolvimento sustentável.
No documento, o parlamentar explicou que Americana enfrenta um desafio estratégico imposto pela alta ocupação e a limitação territorial, que restringe o crescimento horizontal e o modelo tradicional de expansão econômica. “Diante desse cenário de saturação espacial, a tese de que o município deve investir em polos de inovação e desenvolvimento sustentável não é apenas uma opção de planejamento, mas uma necessidade imperativa para garantir a prosperidade econômica futura”, apontou.
Na resposta assinada pelo secretário de Planejamento, Diego de Barros Guidolin, a prefeitura informa que deu início aos estudos para revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, concentrando esforços na conclusão neste ano do Plano Diretor da Macrozona de Expansão Sustentável. A equipe avalia, ainda, a viabilidade da criação de polos de tecnologia e sustentabilidade e destaca que a ocupação territorial do pós-represa terá foco no desenvolvimento sustentável e em todo o potencial econômico e turístico da área.
“A resposta é positiva, pois aponta que as equipes que redigem os planos de desenvolvimento urbano estão considerando o viés da tecnologia, da economia criativa e da sustentabilidade. É urgente incentivarmos polos que tornem nossa cadeia produtiva local competitiva, altamente tecnológica e que revertam em benefícios econômicos e sociais para nossa comunidade”, conclui Leoncine.
* Com informações e foto da assessoria do vereador.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação