A vereadora Jacira Chávare (Republicanos) apresentou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre a implementação do Programa Escola Segura, anunciado em 2023 pela prefeitura, que prevê a instalação de 933 câmeras de videomonitoramento em escolas, creches e prédios da secretaria municipal de Educação.
De acordo com a parlamentar, o acompanhamento do andamento, da cobertura e dos critérios de implantação do programa é essencial para garantir que todos os espaços educativos sejam adequadamente monitorados, proporcionando segurança aos alunos, servidores e familiares. “O Escola Segura é um projeto de grande relevância para a proteção de alunos, profissionais da educação e famílias. Por isso, é fundamental que haja transparência sobre o andamento da implantação e se o que foi anunciado está sendo efetivamente cumprido”, destaca.
No documento, a vereadora questiona se todas as câmeras previstas no projeto foram, de fato, instaladas e em quais unidades os equipamentos já estão em funcionamento. Jacira também solicita a relação das escolas e prédios da secretaria de Educação que ainda não contam com o sistema de videomonitoramento, além dos motivos para não terem disso instalados e a previsão para a conclusão do serviço. O requerimento também busca esclarecer como está sendo realizado o monitoramento das imagens, quem é o responsável pela operação do sistema e de que forma ocorre o acompanhamento dos dispositivos instalados.
Segundo Jacira, o acompanhamento por parte do Poder Legislativo é essencial para garantir que todas as unidades educacionais do município sejam atendidas de forma igualitária. “A clareza sobre a execução do programa, eventuais pendências e cronogramas permite fiscalizar, cobrar melhorias e assegurar que a segurança nas escolas seja tratada como prioridade”, conclui.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (10). Se aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação