Pedido de vista adia votação de projetos na sessão da Câmara de Americana


Visualize fotos

Um pedido de vista formulado pelo vereador Celso Zoppi (PT) ao projeto de lei nº. 211/2010, relacionado na pauta da Ordem do Dia em regime de prioridade, bloqueou a votação dos demais projetos durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Americana desta quinta-feira (29), realizada no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo.
O projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, dispõe sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). A propositura é complementar ao Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) do município e foi discutida em audiência pública realizada em março na Câmara Municipal.
De acordo com Zoppi, não havia necessidade da tramitação em regime especial. “Não se justifica essa urgência, pois o prazo para apresentação do projeto foi até prorrogado nesta Casa. O Estatuto das Cidades determina o respeito às audiências públicas para discussão desta matéria, e se for votado hoje, corre-se o risco de nulidade da lei. Temos a recomendação de que os vereadores façam suas emendas, protocolem e aí sim votemos na semana que vem, com as emendas publicadas”, alertou o parlamentar.
No início da sessão, foi lido um parecer da Comissao Especial de Estudos para acompanhamento do processo de elaboração e discussão participativa das leis complementares ao PDDI, presidida pelo vereador Marco Antonio Alves Jorge – Kim (PDT), apresentando argumentos sobre qual o procedimento considerado adequado pela comissão para a discussão e votação do projeto.
Após a manifestação do vereador Zoppi, os vereadores Cauê Macris (PSDB), Capitão Crivelari (PP) e Odair Dias (PV), respectivamente presidente, primeiro e segundo secretários da Mesa Diretora da Câmara, retiraram as assinaturas do pedido de tramitação em regime de urgência, permitindo o adiamento solicitado pelo parlamentar.
"Preocupa o fato de atrasarmos a votação dos outros projetos, mas gostaria de ir na mesma direção do vereador Zoppi, retirando minha assinatura do pedido de urgência especial”, disse Cauê. “Estamos vivendo duas agonias: os vereadores que têm conhecimento e estão prontos para aprovar ficarão prejudicados, e ao mesmo tempo o interesse do município será colocado em segundo plano, porque nós precisamos de celeridade nos projetos”, argumentou Crivelari.
Com o adiamento, os outros projetos relacionados da pauta da Ordem do Dia também ficaram automaticamente adiados, pelo fato de o projeto de lei nº 211/2010 sobrestar a pauta – ou seja, os outros itens só poderiam ser votados caso o mesmo fosse votado anteriormente.
Apenas o projeto de lei nº 68/2010 foi votado, por ter sido incluído em regime especial na sessão de quinta-feira (22). A propositura, de autoria do Poder Executivo, autoriza o recebimento de verbas federais no valor de R$ 1,2 milhão, oriundas do Ministério do Turismo, para desenvolvimento de ações de apoio à realização da 24ª Festa do Peão Boiadeiro de Americana, e foi aprovada por unanimidade.
Adiados
Foram adiados por motivo de sobrestamento de pauta, após pedido de vista do vereador Celso Zoppi ao projeto de Lei nº 211/2009, os seguintes projetos:
Projeto de Lei nº 212/2009, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o Uso do Solo no município de Americana. A propositura é complementar ao Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) do município e foi discutida em audiência pública realizada em março na Câmara Municipal.
Projeto de Lei nº 219/2009, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação da Lei nº 3.895/2003, que criou o Fundo Municipal do Aeroporto;
Projeto de Lei nº 220/2009, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação da Lei nº 4.184/05, que criou o Fundo Municipal da Rodoviária.
Projeto de lei nº 55/2010, de autoria do Poder Executivo, que institui e define o funcionamento da Câmara de Conciliação para o pagamento de precatórios, mediante a celebração de acordo.
Projeto de lei nº 29/2010, de autoria do Poder Executivo, que institui o projeto socioeducativo “Plantando para o Futuro” no município de Americana.
Projeto de Lei nº 40/2010, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo a celebrar convênio com o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, objetivando a cooperação técnica, material, administrativa e operacional, para a implantação de pátio unificado e delegação de competências estaduais para a execução de serviços de remoção, recolha, guarda e depósito de veículos.
Projeto de Lei nº 60/2010, de autoria do vereador Oswaldo Nogueira, que institui no calendário oficial de eventos do município de Americana o Dia da Mobilização para a Limpeza Urbana no Município.
Assessoria de Comunicação