Comissão de Indústria e Comércio do Fórum Americana 2020 define metas em audiência pública


Visualize fotos

A Comissão de Indústria e Comércio do Fórum Municipal Americana 2020, presidida pelo vereador Oswaldo Nogueira (DEM), realizou na noite de terça-feira (27) audiência pública para definir as metas para a cidade de Americana nos próximos dez anos nesta área. O evento foi realizado no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo e contou com a participação dos membros da comissão, além do secretário de Governo Douglas Trindade e da população presente.
Durante a audiência, foram discutidas todas as metas traçadas nas reuniões da comissão. A população também se manifestou para elaborar questionamentos e apresentar sugestões de outras metas.
Oswaldo iniciou os trabalhos sugerindo que todas as intervenções a serem realizadas na região central de Americana sejam submetidas ao conhecimento da Comissão de Revitalização do Centro. De acordo com o parlamentar, a comissão, formada através de Decreto, pode contribuir nas mudanças que possivelmente serão realizadas naquela região. “A comissão é composta por representantes do poder público e da iniciativa privada que têm muito a colaborar em caso de alterações”, disse. A sugestão foi acatada e constará no documento oficial.
Mário Zanini, representante do Sincovam (Sindicato do Comércio Varejista de Americana), elogiou a revitalização realizada na Praça Comendador Muller e demais locais de lazer e sugeriu a identificação dos funcionários que trabalham nos quiosques com uniformes. “Uniforme transmite higiene, limpeza e acima de tudo organização”, disse.
Outra sugestão apontada da platéia por Rosangela Gallo foi a retirada da expressão shopping de médio porte e acrescentar a criação de um shopping center e do Shopping Centro. “Como estamos falando em propostas para até o ano de 2020, acredito que temos condições para trazer um shopping maior que de médio porte para a cidade e colocar em prática o projeto da criação do Shopping Centro”, explicou.
O comerciante do bairro São Vito, Evandro Barizon, sugeriu no apontamento, que trata sobre a revitalização dos bairros, que as distritais formadas pela ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) fossem consultadas. “Hoje a ACIA possui cinco distritais, cada uma delas formada por comerciantes da região de atuação. Acho importante a Prefeitura consultar as distritais antes da elaboração e aplicação do projeto de revitalização dos bairros”, argumentou.
Para complementar, Mayara Marinheiro da Silva, moradora do São Vito, pediu a descentralização de investimentos pelo poder público da região central. Em seu modo de ver, o centro da cidade já está com sua capacidade esgotada e não há onde crescer. “Sempre que se fala em novos investimentos o Centro é o primeiro bairro que o poder público lembra. Não há estacionamentos que comportem a demanda de carros e o trânsito está complicado. A revitalização dos bairros é uma alternativa de crescimento para o município, em especial ao comércio”, lembrou.
O vereador Oswaldo encerrou a audiência agradecendo a participação de todos que contribuíram no processo de elaboração das metas. “O debate foi produtivo e as propostas precisam ser concretizadas. Acredito que todos nós estamos empenhados para que tudo o que foi apresentado seja cumprido”, afirmou a parlamentar.
As propostas definidas nas onze audiências serão anexadas ao relatório conclusivo do Fórum, intitulado “Americana 2020 – Crescimento Participativo”. O documento final será apresentado na solenidade de encerramento do Fórum, que acontece no dia 26 de maio, no Teatro Municipal “Lulu Benencase”. As propostas de ações e de políticas públicas levantadas durante o Fórum serão encaminhadas aos Poderes da União, do Estado e do Município, bem como a seus órgãos e instituições. Para mais informações sobre o Fórum Municipal Americana 2020, acesse a página especial no site da Câmara

Assessoria de Comunicação




Publicado por: Assessoria de Comunicação