Talitha De Nadai solicita implantação de terceiro turno de hemodiálise


Visualize fotos

 

A vereadora Talitha De Nadai (PDT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana sobre a necessidade de implantação de um terceiro turno de hemodiálise na rede pública municipal de saúde. A iniciativa busca questionar o planejamento da prefeitura para ampliar o serviço e atender à demanda de pacientes.

 

Segundo a parlamentar, a preocupação é garantir que nenhum paciente fique sem atendimento ou enfrente longos períodos de espera para iniciar um tratamento essencial à sobrevivência. “Estamos falando de um serviço vital. O terceiro turno não é apenas uma melhoria, mas uma necessidade diante da demanda atual”, destaca Talitha.

 

No documento, a autora pede informações sobre a previsão de criação do novo turno; quais medidas estão sendo adotadas para viabilizar a ampliação e quais são os principais entraves que ainda impedem essa implementação. O requerimento também busca entender o cenário atual da hemodiálise na cidade; quantos pacientes estão em tratamento, quantos aguardam vaga e qual o impacto do atendimento a moradores de outras cidades na capacidade do sistema local.

 

Talitha ressalta ainda que os dados são fundamentais para embasar ações concretas. “Precisamos entender a real situação e, principalmente, para avançar na implantação do terceiro turno, garantindo dignidade e atendimento adequado a todos que dependem da hemodiálise”, afirma.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (14). Se aprovado será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.