Foi realizada nesta terça-feira (14), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo da Câmara Municipal de Americana, a reunião da Câmara Temática de Habitação (CTH) da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Durante o encontro, foi apresentada a segunda etapa do Cadastro Único da Demanda Habitacional da RMC, que tem como objetivo permitir a sistematização e integração de dados e informações municipais, além do mapeamento e monitoramento da real demanda habitacional da região.
Participaram da reunião o vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), coordenador da CTH, representantes do Poder Executivo das cidades de Indaiatuba, Itatiba, Monte Mor, Paulínia e Valinhos, e representantes da Caixa Econômica Federal, da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa).
A gestora de contratos da Emplasa, Maria Lígia Wertheimer, apresentou aos membros da CTH a segunda etapa do cadastro único. “A primeira etapa foi o plano de trabalho, como desenvolver. Agora, estamos apresentando uma proposta de modelagem para o sistema de cadastro único. É uma modelagem básica da situação com as informações de cada município”, afirmou.
Kim enalteceu a implantação de um cadastro único para a região, principalmente por permitir a integração de várias políticas públicas entres os municípios. “Esse cadastro é uma antiga reivindicação da CTH e vai ser uma ferramenta importantíssima para o planejamento e desenvolvimento sustentável de nossa região”, ressaltou.
A segunda etapa para o desenvolvimento do Sistema de Cadastro Único foi elaborada com base em um levantamento da situação habitacional de cada um dos municípios da RMC, através de visita técnica para coleta das informações. Restam ainda duas etapas para a finalização do trabalho: o desenvolvimento da proposta do plano de implantação e a elaboração do relatório final. “Essa reunião é um avanço para a RMC, que a partir desse cadastro terá uma dimensão das necessidades habitacionais das nossas cidades”, concluiu Kim.
Assessoria de Comunicação
Publicado por: Assessoria de Comunicação