Os vereadores da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Americana, Presidente Dr. Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), Primeiro Secretário Paulo Chocolate (PSC) e Segundo Secretário Capitão Crivelari (PP) visitaram nesta terça-feira (18) o Centro de Detenção Provisória de Americana. Os parlamentares foram recepcionados pelo diretor da unidade, Élcio José Bonsaglia, que explanou sobre o funcionamento do CDP e apresentou as instalações.
Os vereadores conheceram a área administrativa e o refeitório, o sistema de revista e raio-x e tiveram uma visão geral do centro a partir da muralha, área de vigilância no entorno do presídio. O presidente do Legislativo, Dr. Sacilotto, parabenizou a Secretaria de Administração Penitenciária pelo trabalho realizado e colocou a Câmara Municipal à disposição para o que for preciso. “Consideramos de fundamental importância o trabalho conjunto com a sociedade. E a Câmara, conhecendo as premências do local, pode levá-las ao Poder Executivo”, afirmou.
Durante o encontro, Bonsaglia citou a necessidade de pequena melhoria na assistência médica. Comentou ainda os problemas com a rede de esgoto devido à superlotação do CDP, mas que já estão sendo sanados pelo Governo do Estado. Questionou, ainda, a possibilidade de alargamento da rua de acesso, por questões de segurança.
O diretor do CDP de Americana solicitou ainda a ajuda dos parlamentares para a concessão de uma área pública, em frente à unidade, para ampliação do estacionamento e melhorias na infraestrutura. “A Mesa Diretora se comprometeu a verificar se a área é de fato pública, e sendo assim propormos a cessão de uso para este fim. Desta forma, será minimizada a exposição dos visitantes ao perigo”, comentou Crivelari.
“A visita foi importante no sentido de estreitarmos o relacionamento e nos inteirarmos dos problemas que afligem aquele centro penitenciário, e por conseqüência a população americanense”, acrescentou o Segundo Secretário.
Bonsaglia comentou também sobre a alimentação servida aos detentos e funcionários e as instalações do refeitório. O vereador Paulo Chocolate disse que poderá as informações à comissão especial de estudos da Câmara que trata do assunto. “Eu e o Capitão somos membros da comissão que trata da alimentação fornecida aos servidores e poderemos verificar a possibilidade de melhorias”, concluiu.
O CDP de Americana, inaugurado em 1999, possui atualmente 1.110 detentos, que aguardam julgamento para, então, serem transferidos para outras unidades prisionais em caso de sentença a ser cumprida.
Assessoria de Comunicação