Programa voltado à prevenção da gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis é sancionado em Americana


O Projeto de Lei de autoria do vereador Jonas Santa Rosa (PT), que institui o programa “Vamos Combinar”, em Americana, foi sancionado no início do mês, pelo Prefeito Municipal Erich Hetzl Júnior (PDT). O programa de prevenção à gravidez indesejada e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), voltado à população jovem, deverá ser implantado pela Secretaria Municipal de Saúde através de ações do Núcleo de Educação para a Saúde (NEPS).
Segundo o vereador, o Decreto, que passa a valer a partir desta data, é uma conquista para o município, já que propiciará a capacitação de educadores, coordenadores pedagógicos e profissionais da área de saúde. O projeto será implantado nas escolas da cidade. “Novos canais de diálogo com os adolescentes devem ser criados e o assunto discutido com seriedade. Só assim poderemos diminuir o índice de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce em nosso país”, argumentou o parlamentar.
De acordo com o Decreto n º6.791, preservativos deverão ser disponibilizados nas escolas de ensino médio, da rede pública e privada de ensino, bem como nas unidades de saúde da família, unidades de saúde voltadas à prevenção de DST/AIDS, unidades básicas de saúde e em outros locais onde seja identificada grande concentração de população jovem.
“Demos apenas o primeiro passo para a construção de uma sociedade digna. O crescimento de nossos adolescentes deve ser acompanhado, também, pelos setores públicos, e é exatamente isto o que estamos fazendo. Neles estão o futuro de nossa nação”, argumentou Santa Rosa.




Publicado por: Assessoria de Comunicação