Vereador Crivelari propõe criação da Academia Americanense de Letras


O vereador de Americana, Luiz Antonio Crivelari (PP), protocolou, na última semana (01/04), Projeto de Lei que autoriza a Poder Executivo a criar a Academia Americanense de Letras, com sede em Americana, com a finalidade de incentivar a cultura da língua e literatura nacional, além do desenvolvimento intelectual da sociedade americanense.

De acordo com o documento, a Academia seria composta por 20 membros efetivos, sendo todos residentes em Americana, além de membros honorários e membros correspondentes, nacionais ou estrangeiros. “Os membros efetivos terão de ter obras literárias ou científicas de reconhecido valor, para poder fazer parte da Academia”, explica o vereador.

Segundo Crivelari, o projeto, sem quaisquer ônus para os cofres públicos, tratará de dar autonomia aos intelectuais, escritores, historiadores, poetas, romancistas, periodistas, além de abrigar e fortalecer membros da sociedade americanense que de maneira independente seguiram no caminho das letras e enriqueceram a cultura local, nacional e até internacional.

“Deixar nosso município privado de tão importante entidade seria relegar avanços culturais e diminuir a expressão de nossa casta intelectual perante aos demais municípios que já possuem sua Academia”, conclui Crivelari.




Publicado por: Assessoria de Comunicação