1ª Feira do Emprego de Americana leva seis mil pessoas à Câmara


Visualize fotos

Cerca de seis mil pessoas compareceram ao saguão da Câmara Municipal de Americana no sábado (30), durante a realização da 1ª Feira do Emprego de Americana. Uma iniciativa do vereador Valdecir Duzzi (PSDB), a Feira teve como objetivo oferecer informações para que o cidadão consiga direcionar sua busca dentro do mercado de trabalho, capacitando-se profissionalmente para atender a demanda das empresas e agências.
Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), e os vereadores Adelino Leal (PT), Divina Bertalia (PDT), Valdecir Duzzi (PSDB), Marcos Antonio Alves Jorge – Kim (PDT), Paulo Chocolate (PSC), Reinaldo Chiconi (PMDB) e Thiago Brochi (PSDB).
Durante a abertura oficial do evento, Duzzi fez uso da palavra destacando a importância da Feira. “Esse projeto se deu início pela grande procura nos gabinetes por parte dos cidadãos, desejando uma oportunidade no mercado de trabalho. Aquele que muitas vezes tem um currículo e não consegue ingressar no mercado, vai ter uma orientação por parte das entidades qualificadas aqui presentes”, disse.
O presidente da Câmara ressaltou a importância da iniciativa. “Jovens universitários têm sempre a preocupação de se formar e ingressar no mercado de trabalho, assim como qualquer pessoa que busca o primeiro emprego. Quando se quer vencer na vida, é preciso procurar educação e formação, que são elementos que nunca se perdem”, afirmou Sacilotto.
A diretora de regionais do Sindeprestem, Nilza Tavoloni, destacou as oportunidades que a feira proporcionou. “Nós, numa era de grandes oportunidades de emprego, vivemos ainda uma situação em que muitos encontram dificuldades em consegui-lo. Americana é uma cidade farta de opções. Precisamos buscar o que é melhor para nós, tendo responsabilidade e comprometimento com o nosso futuro”, salientou.
Segundo Duzzi, o objetivo foi além do esperado e, além de ter um custo baixo, popularizou a Câmara. “Essa foi uma bandeira pela qual lutei desde o início de minha vida pública, que estamos alicerçando com essa união de esforços”, disse. “Formamos ainda uma comissão de trabalho envolvendo as agências de recursos humanos e instituições de ensino para elaboração de novas ações”, contou o parlamentar.
A Feira
O evento contou com um público aproximado de seis mil pessoas de cidades de todo o estado e também de Minas Gerais. Segundo Duzzi, já tramita na Câmara um projeto de Decreto Legislativo transformando a Feira do Emprego em um evento anual do município, a ser realizado na primeira quinzena de maio, com duração de três dias.
Realizada pela Câmara Municipal de Americana em parceria com a Prefeitura Municipal de Americana, a 1ª Feira do Emprego contou com treze agências de recursos humanos, que cadastraram os currículos recebidos, além de palestras e workshops sobre temas como inserção no mercado de trabalho e qualificação profissional, e serviços de auxílio de preenchimento de currículos e emissão de carteira de trabalho, entre outros.
Houve ainda estande destinado exclusivamente ao atendimento de pessoas com deficiência que buscam sua inserção no mercado de trabalho. Após a Feira, todos os currículos recebidos fizeram parte de um cadastro único, distribuídos às agências de emprego da cidade, aumentando as chances de colocação profissional dos interessados.
Assessoria de Comunicação