O vereador de Americana, Marco Antonio Alves Jorge, o “Kim” (PDT), protocolou hoje (24/06) na Câmara Municipal, Projeto de Lei que propõe a “permissão de acompanhante à gestante, durante o parto e o pós-parto imediato, em hospitais da rede pública de saúde do município”.
Segundo o documento, o principal objetivo da proposta é assegurar o direito de manter acompanhante durante o período de trabalho de parto e pós-parto. “Uma Lei Federal já trata do assunto, mas não obriga os hospitais a cuprirem. Nosso objetivo é assegurar o direito previsto em lei, mas, principalmente de garantir a gestante, num momento tão importante e delicado como o parto, um acompanhante para contribuir no conforto físico e emocional”, explica o vereador.
O documento assegura que, à critério do médico, a presença do acompanhante poderá ser vedada quando o parto for considerado de risco. “Queremos garantir o direito, mas a segurança da gestante ser preservada. A palavra final deve sempre ser do médico”, complementa o parlamentar.
Kim propõe Dia Sem Tabaco em Americana
Outro Projeto de Lei protocolado pelo vereador Kim propõe que seja incluído no calendário municipal o dia 31 de maio como sendo o “Dia Sem Tabaco” em Americana. Segundo o vereador, o projeto tem por objetivo incentivar campanhas, programas e projetos anti-tabagismo, conscientizando a população dos males provocados pelas substâncias contidas no tabaco.
“Segundo dados mundiais, há cerca de 1,3 bilhão de fumantes no mundo, sendo que 80%vivem em países em desenvolvimento como o Brasil. Dos cem mil jovens que começam a fumar a cada dia, 80% são também desses países”, argumenta o vereador.
De acordo com o vereador, o fumo é um dos principais fatores de morte por diversos tipos de câncer, doenças pulmonares e do sistema circulatório. “Um dos motivos pelos quais não poderíamos deixar essa data passar em branco, é o de buscarmos a conscientização dos males causados pelo uso do tabaco”, conclui o vereador.
Publicado por: Assessoria de Comunicação