Crivelari e Leal participam do lançamento do 1º Festival de Música Sertaneja


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Os vereadores Capitão Crivelari (PP) e Adelino Leal (PT) participaram nesta terça-feira (10) do lançamento do 1º Festival de Música Sertaneja, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, no Centro de Cultura e Lazer. As inscrições já estão abertas e a final será realizada no recinto da Festa do Peão de Americana, na abertura do evento, no dia 12 de junho. Os parlamentares são autores do projeto de lei que instituiu o festival.

Além dos vereadores, participaram do lançamento o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo, o diretor de Cultura, Melquesedec Ferreira, o secretário de Governo, Douglas Trindade, e o presidente do Clube dos Cavaleiros de Americana (CCA), Beto Lahr.

“Este é o primeiro passo, muitos outros virão. A cada ano, vamos aperfeiçoar ainda mais o festival”, afirmou o secretário de Cultura. “O festival é uma conquista que valoriza a música caipira. O maior prêmio, para quem chegar à final, é de estar participando da abertura da Festa do Peão”, disse José Vicente. Já o secretário de Governo destacou a grandiosidade do evento e parabenizou os autores pela iniciativa. “Achei muito sensível da parte de vocês colocarem as inscrições amarradas à doação de alimentos, inserindo uma interface social ao projeto”, disse se dirigindo aos vereadores.

Crivelari ressaltou a satisfação de ver um projeto aprovado pela Câmara Municipal em execução na cidade e falou sobre a importância da realização do festival. “Os cantores novatos assistem aos grandes shows da festa e ficam sempre com muita vontade de se apresentar. Esta será uma grande oportunidade aos novos músicos e talentos da nossa cidade”, destacou. “Esse projeto é importante porque a festa vai incorporar mais pessoas que talvez não tivessem a chance de participar de um evento dessa proporção”, frisou Leal. “É um incentivo para que os novos talentos continuem a se dedicar à música”, afirmou o parlamentar.
O presidente do Clube dos Cavaleiros afirmou que a intenção é colocar a apresentação do ganhador do festival no intervalo entre os dois shows que serão realizados no dia 12 de junho, das duplas Marcos e Belutti e João Carreiro e Capataz. “Esse festival começa em um ano que já é comemorativo para nós. Vamos colocá-lo em nosso calendário”, afirmou Lahr se referindo aos 25 anos do evento. Ele também destacou as obras que estão sendo executadas no recinto. “É um orgulho para o clube, mas é também um orgulho para todos os americanenses”, destacou.
Regulamento
O concurso será dividido em três fases: inscrições/pré-seleção de 20 músicas; seleção de cinco músicas dentre as 20 pré-selecionadas e premiação e classificação das cinco músicas finalistas. Poderá se inscrever no festival qualquer compositor residente em território nacional. As músicas concorrentes devem ser obrigatoriamente inéditas. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 20 de maio na Secretaria de Cultura e Turismo.
Serão selecionadas 20 músicas inéditas para a 1ª fase do evento, que se realizará no Auditório do Centro de Cultura e Lazer (CCL) nos dias 2 e 3 de junho, às 20 horas. Os selecionados (individual ou dupla) deverão fornecer uma cesta básica; grupo de três a cinco pessoas, duas cestas básicas; e grupo de seis ou mais pessoas, três cestas básicas. Serão classificadas cinco músicas para a 3ª fase. A terceira eliminatória ocorrerá no dia 12 de junho, no recinto da Festa do Peão de Americana, a partir das 14 horas, no palco 2, e o vencedor fará a apresentação de uma música no palco principal, na mesma noite, antecedendo o show dos artistas principais.
Os vencedores do festival receberão os seguintes prêmios: 1º lugar – R$ 2.000,00 (dois mil reais); 2º lugar – R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais); 3º lugar – R$ 800,00 (oitocentos reais); 4º lugar – R$ 600,00 (seiscentos reais) e 5º lugar – R$ 400,00 (quatrocentos reais).
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Americana