Os vereadores Paulo Chocolate (PSC) e Thiago Brochi (PSDB) protocolaram na Secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que autoriza o Poder Executivo a instalar lixeiras ecológicas nos abrigos existentes nos pontos de ônibus do município.
De acordo com a propositura, as lixeiras deverão ser adotadas de divisórias para receber materiais recicláveis como papel, plástico, vidro e metal, e ainda resíduos gerais não recicláveis, em cores que atendam à Resolução nº 275/01 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
Os autores relatam que muitas pessoas aproveitam o tempo disponível na espera do ônibus para checarem seus pertences e fazer o descarte de alguns itens. “É comum, enquanto aguardam a chegada do coletivo, os usuários revisarem seus documentos, lerem panfletos recebidos nas ruas, jornais, revistas, e ainda se alimentar, atividades estas que geram o descarte de resíduos e materiais diversos na via pública, devido à ausência de um local apropriado para fazê-lo”, justificam os parlamentares no documento.
O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
Assessoria de Comunicação