Palestra marca Semana de Combate à Pedofilia na Câmara


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (25), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, um debate em celebração à “Semana de Combate à Pedofilia”. O evento foi motivado pelo requerimento nº 378/2011, de autoria do vereador Paulo Chocolate (PSC), aprovado por unanimidade dos vereadores em sessão ordinária, e exibido ao vivo pela TV Câmara.
Além de Chocolate, participaram do debate o vereador Thiago Brochi (PSDB), o vereador de Santa Bárbara D’Oeste Carlos Fontes (DEM), a psicóloga do Centro de Referência da Mulher Kátia Ravagnani Elias, a conselheira tutelar Benedita Sales Teixeira, o pastor e ex-conselheiro tutelar João Emanuel, a psicóloga Vera Guedes e aproximadamente 180 pessoas que ocuparam o Plenário da Câmara.
A psicóloga Vera Guedes palestrou a respeito do tema, detalhando as espécies de crime e traçando uma análise psicológica dos agressores, além de relatar alguns casos no intuito de conscientizar a população para o combate da prática da pedofilia.
Durante a discussão, Chocolate explicou que teve a iniciativa de solicitar a realização do evento com o objetivo de alcançar um maior número de pessoas e conscientizar a população através da palestra da psicóloga especialista na área. “Em razão de se tratar de um tema de extrema importância para município e de um assunto delicado, que deve ser falado e esclarecido para que sejam tomadas medidas de combate à pedofilia no município de Americana, realizamos essa discussão com uma especialista no assunto e os demais membros da Mesa, que muito têm a acrescentar”, ressaltou o parlamentar.
O vereador Thiago Brochi ressaltou a importância de promover um evento voltado ao combate à pedofilia e parabenizou Chocolate pela iniciativa. “Infelizmente acompanhamos na mídia diariamente casos de pedofilia e vemos que hoje é até utilizado mais o comércio ilegal de crianças do que de drogas, por isso a importância de nos esforçarmos para o combate de um crime cada vez mais comum no país”, destacou.
Carlos Fontes, vereador autor da mesma lei no município de Santa Bárbara d’Oeste, salientou a necessidade de conscientizar a população para que denunciem o crime. “De acordo com um levantamento realizado em Santa Bábara d’Oeste, infelizmente, chegamos à conclusão de que a maioria dos casos ocorre dentro da família e as ameaças do executante fazem com que a família se cale diante da prática de um crime tão cruel”, disse.
A psicóloga do Centro de Referência da Mulher Kátia Ravagnani Elias ressaltou os trabalhos voltados contra a violência da mulher e também sobre a pedofilia. Segundo ela, muitas vezes o pedófilo e o agrassor da mulher trata-se da mesma pessoa. “È muito importante o Poder Público se empenhar no combate à violência nos lares e incentivar as vítimas a denunciarem seus agressores”, frisou.
Para a conselheira tutelar Benedita Sales Teixeira, participar do evento foi motivo de orgulho. Segundo ela, todos deveriam sair às ruas e exaltar o combate à pedofilia. “Nossas crianças estão cada vez mais expostas a esses criminosos, temos que lutar para combater esse crime”, disse.
Lei Municipal 4.804/09
A Semana de Combate à Pedofilia é comemorada anualmente desde a aprovação da Lei 4.804, em 2009, e tem o objetivo de conscientizar, orientar e incentivar o combater à pedofilia.
Assessoria de Comunicação




Publicado por: Assessoria de Comunicação