Alunos do SESI 101 participam da primeira sessão do “Câmara Jovem” em 2011


Visualize fotos

Trinta e três alunos da terceira série do Centro Educacional SESI 101, localizado no bairro Frezarin, participaram nesta terça-feira (7) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana, realizada no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo. Esta foi a primeira sessão simulada do projeto no ano de 2011.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, requerimentos e moções e elegeram os vereadores para a sessão simulada. A Mesa Diretora foi composta por Letícia Flores (presidente), Daniel de Carvalho Vieira (primeiro secretário), e Thais Toniolo (segundo secretário). Foram discutidos quatro projetos de lei, três requerimentos, uma moção e uma indicação.
O presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), e os vereadores Adelino Leal (PT), Capitão Crivelari (PP), Celso Zoppi (PT), Odair Dias (PV) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados por eles durante a sessão simulada e ainda entregar os certificados de participação aos vereadores mirins.
O presidente da Câmara Municipal enalteceu o projeto, que permite aos jovens exerceram a cidadania. “É uma satisfação tê-los aqui no Plenário, para sentirem o que é uma Câmara Municipal, e quem sabe, no futuro, estarem ocupando esses lugares, exercendo um mandato, representando os moradores do nosso município”, ressaltou Sacilotto.
Thiago Brochi falou sobre a importância do projeto. “É importante o jovem conhecer a Câmara, conhecer as leis e como tudo funciona, porque vocês são o futuro do Brasil”, disse o parlamentar. Crivelari parabenizou os jovens pela participação no projeto. “Vários itens do que vocês discutem aqui podem ser transformados em leis, vocês estão contribuindo com o nosso município”, afirmou.
Por sua vez, Odair Dias falou sobre a importância de se conhecer o trabalho dos vereadores. “Vocês estão contribuindo para que nosso município possa melhorar no futuro. Conhecer o trabalho realizado aqui é de extrema importância”, ressaltou.
Proibição de comércio próximo às escolas
O primeiro projeto de lei apresentado, de autoria das alunas Kézia Silvério e Gabriela Bovolini, proíbe qualquer tipo de comércio numa distância de 200 metros das escolas de ensino infantil, fundamental e médio do município.
No documento, as autoras justificam que as crianças e jovens alegam não ter dinheiro para comprar livros e materiais escolares, mas gastam dinheiro comprando doces, balas e revistas no comércio próximo às escolas. “Além disso, esse tipo de comércio é perigoso porque muitos malfeitores atraem crianças e jovens com doces, refrigerantes e balas aproveitam para passar drogas”, afirmam.
Sinal de trânsito
Outro projeto de lei, discutido e aprovado por unanimidade, de autoria do aluno Thiago Henrique Zago, torna obrigatório a colocação de sinais de trânsito especiais próximos às escolas públicas municipais.
Segundo o autor do projeto, devido ao grande aumento da circulação de veículos no município, a sinalização próxima às escolas é fundamental. “As crianças e jovens que transitam próximo às escolas terão mais segurança, e não correrão risco de acidentes no trânsito”, justificou Thiago.
Lixeiras de coleta seletiva
Outro projeto, aprovado por unanimidade, de autoria do aluno Gabriel Montrazzi, regulamenta a colocação de lixeiras para coleta seletiva nas ruas e praças de Americana.
No projeto, fica instituído que em cada rua ou avenida da cidade será instalado um conjunto completo de lixeiras de coleta seletiva, em uma distância máxima de duas quadras para cada conjunto. Além disso, em cada praça serão instalados no mínimo dois conjuntos de lixeiras.
“Todos nós sabemos como é importante reciclar o lixo, fazendo o reaproveitamento dos materiais que antes eram jogados fora. Dessa maneira, a população vai se acostumar os materiais recicláveis, ficando mais conscientizada e motivada a preservar o meio ambiente”, afirmou Gabriel.
Ciclovias
O último projeto apresentado, de autoria dos alunos Gabriel Souza da Silva e Júlia Laura de Abreu, foi aprovado por unanimidade, e institui e regulamenta as ciclovias nas avenidas do município.
O projeto torna obrigatória a construção de ciclovias em todas as avenidas com vias duplas da cidade, e institui a construção de um bicicletário público ao lado do terminal central de ônibus urbano. As bicicletas deverão trafegar na mesma mão dos veículos motorizados.
“Devido ao aumento do número de automóveis e o aumento da poluição causada pelos escapamentos dos veículos, é importante incentivar o uso de bicicletas, que além de ser um meio de transporte mais barato, não causa poluição do ar”, ressaltou a vereadora mirim.
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos durante a sessão simula, e dois deles foram aprovados: um solicita informações sobre a fiscalização da poluição sonora no município; outro solicita informações ao prefeito municipal sobre as rondas policiais escolares.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação