Nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente da Câmara Municipal de Americana, Jessyr Bianco


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Americana expressa seu profundo pesar pelo passamento pelo presidente da Câmara Municipal de Americana no biênio 1969-1970, Dr. Jessyr Bianco.
Jessyr Bianco nasceu em Corumbataí, então distrito de Rio Claro, em 18 de fevereiro de 1925 e veio para Americana aos 13 anos na companhia do pai, que buscava emprego. Trabalhou em indústrias têxteis da cidade e formou-se em Direito na primeira turma da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi secretário executivo do Legislativo durante dez anos e fundador do O Liberal.
Candidato a vereador em 1947, na primeira Câmara após a redemocratização do País. Figurou como 1º suplente, mas nunca assumiu a vereança porque foi nomeado, por concurso, secretário executivo do Legislativo, cargo que ocupou até 1957 quando assumiu, na administração Abrahim Abraham, a Procuradoria Jurídica da Prefeitura.
Em 1963, foi eleito vereador pelo PDC para a legislatura 1964-1968, sendo o terceiro mais votado daquela eleição. Na Câmara, teve atuação direta nos processos de impedimentos de dois prefeitos, um deles afastado definitivamente. Reeleito em 1968 pelo MDB para a legislatura 1969-1972, foi presidente da Câmara no biênio 1969-1970. No período, ocorreu a mudança na Lei Orgânica do Município (promulgada na época pela Assembleia Legislativa) que permitia, por força de atos do sistema federal, a prorrogação do mandato dos presidentes dos legislativos. No entanto, Bianco não aceitou a prorrogação e presidiu a eleição de seu substituto.
Biblioteca “Dr. Jessyr Bianco”
Em 2008, foi inaugurada na Câmara Municipal de Americana a biblioteca “Dr. Jessyr Bianco”. Localizada ao lado do arquivo histórico, conserva jornais da cidade desde a década de 50 e livros relacionados a leis federais, municipais e estaduais, além de revistas e outras publicações. O espaço também fica aberto ao público para consulta durante o expediente da Câmara, das 8h às 17h.
Os vereadores, ex-vereadores e corpo de funcionários da Câmara Municipal de Americana solidarizam-se e exprimem suas condolências aos familiares e amigos, para que encontrem o conforto e o consolo em Deus. Que a dor da perda se encontre com o orgulho da lembrança de um pai dedicado, um marido exemplar e um cidadão irrepreensível.
Com pesar,
Antonio Carlos Sacilotto
Presidente da Câmara Municipal de Americana
Assessoria de Comunicação