A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (08) sessão solene de entrega de título de cidadão emérito ao deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do presidente da Casa, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), aprovado por unanimidade em sessão ordinária.
Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), os vereadores Capitão Crivelari (PP), Thiago Brochi (PSDB) e Valdecir Duzzi (PSDB), o deputado estadual Cauê Macris (PSDB), o prefeito municipal Diego de Nadai (PSDB), o vice-prefeito de Americana Dr. Seme Calil Canfour (PSB), o ex-prefeito de Americana, Dr. Erick Hetzl Júnior, o delegado seccional do município, Dr. Paulo Fernando Fortunato, o ex-prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, José Maria de Araújo Júnior, o capitão da Polícia Militar, Mauro Luchiari Junior, o presidente da Câmara Municipal de Nova Odessa, Adriano Lucas Alves (PSDB), o presidente da Câmara Municipal de Conchal, Ismar Seratti (PMDB), o secretário de Governo Douglas Trindade, o secretário de Saúde Fabrizio Bordon, o secretário de Esportes Mário Antonucci e o secretário de Segurança Pública Adinei Brochi, além de convidados e familiares do homenageado.
De acordo com Sacilotto, a homenagem a Macris é justa por tudo o que o parlamentar fez pela cidade. “Todos conhecem seu trabalho pelo município de Americana. Sua vida política de quase quarenta anos começou nessa Casa, como vereador. É um político que pode servir de exemplo e referência. Gostaria de falar também do amigo: amigo de família, amigo de infância, e ainda hoje amigos e companheiros. Seu trabalho para o nosso município e região tem sido e continuará sendo de extrema importância”, disse o chefe do Legislativo.
O deputado estadual Cauê Macris, filho do homenageado, destacou a trajetória de vida de seu pai. “Ele sempre foi uma pessoa muito carinhosa, mesmo que a vida pública tenha tirado muitas vezes sua presença dos momentos mais importantes de sua família. Quando um homem deixa sua mulher e seus filhos em casa para poder se dedicar pela causa pública, isso já o torna mais do que merecedor desse título. Podemos ver o amor com que faz as coisas pela sua família e pela população, que tem acreditado em nele há mais de quarenta anos”, discursou.
O prefeito municipal enalteceu o trabalho realizado por Macris ao longo dos anos. “Fico feliz em poder estar aqui, sabendo que Americana, entre seus filhos ilustres, tem o deputado Vanderlei Macris, que sempre levou aos quatro cantos do país o nome da nossa cidade. Mais que um representante, é um filho. Ele deixa esse exemplo de retidão, de lealdade, e Americana se sente feliz e honrada concedendo a ele esse título de cidadão emérito”, afirmou De Nadai.
O homenageado falou sobre a felicidade em receber a honraria. “Depois de quarenta anos de estrada, é emocionante receber esse título da minha terra, da minha gente, dos meus amigos. A determinação que tive durante a vida foi de que o mandato é dado pela sociedade, e deve ser construído a partir dele uma representação séria, sadia e ética. Não sei se conseguirei externar as palavras de alegria e emoção. Uma homenagem como essa fica marcada em nossa vida, e está sendo escrita na minha memória para sempre”, declarou Macris.
Biografia
Filho de Ivo Macris e Laura Tuckmantel Macris, Vanderlei Macris nasceu em 20 de maio de 1950, em Americana. Ainda muito jovem, com 22 anos, iniciou sua história na política eleito vereador na cidade de Americana, interior de São Paulo. Macris exerceu o mandato por dois anos e, em 1974, decidiu sair candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Foi eleito deputado estadual com 24.296 votos.
Em 1979, foi eleito Líder da Oposição na Assembleia Legislativa. Macris participou ativamente da fundação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com Fernando Henrique Cardoso, Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. Foi líder do Governo Mário Covas e eleito presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, em 1999, e escolhido pelo governador Geraldo Alckmin para ser líder de seu governo na Assembleia, de 2002 a 2005.
Em 2006, foi eleito deputado federal. Macris foi autor do requerimento que culminou na CPI do Apagão Aéreo e vice-presidente da CPI sobre Crianças Desaparecidas. Em 2010, foi reeleito deputado federal, com 111.531 votos. É pai de Cauê Macris, vereador e presidente da Câmara Municipal de Americana no biênio 2009-2010, eleito deputado estadual em São Paulo pelo PSDB, com 64.412 votos.
Assessoria de Comunicação