Odair Dias discute situação do esgoto no Centro de Detenção Provisória


Visualize fotos

O vereador Odair Dias (PV) reuniu-se nesta sexta-feira (15) com o diretor do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Americana, Dr. Élcio José Bonsaglia, o diretor geral do DAE (Departamento de Água e Esgoto de Americana), Rumoaldo José Kokol, o chefe da Divisão de Planejamento da autarquia, Allan Jonas Duarte, o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Carlos César Zappia e o gerente da agência da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Antônio Salomão Junior, para tratar de assuntos relacionados ao despejo, na rede de esgoto do DAE, dos resíduos coletados no Centro de Detenção Provisória de Americana (CDP).
Atualmente, o CDP conta com duas bombas responsáveis por fazer o recalque do esgoto até a rede coletora. No entanto, em caso de problemas em um desses equipamentos, o material transborda e acaba vazando para fora da unidade, como já ocorrido em diversas oportunidades.
Durante a reunião, foram discutidas possíveis soluções para o problema. “Precisamos buscar alternativas urgentes para a situação. O vazamento de esgoto pode resultar no carregamento de impurezas para águas superficiais ou subterrâneas, poluindo-as. Os poluentes podem chegar ao Rio Piracicaba, próximo a captação de água do município, resultando em danos ao homem, às outras formas de vida e ao próprio ambiente aquático. Temos de averiguar o que é possível ser feito por cada uma das partes”, apontou Odair.
Segundo Bonsaglia, um dos problemas é a grande quantidade de sólidos na rede de esgoto. “Ainda assim, uma combinação de fatores acarretou nesse refluxo. Por enquanto, estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para evitar o problema, mas uma obra de ampliação precisa ser feita”, afirmou. Para Duarte, a estação elevatória precisa de uma reforma completa. “Se transferirmos os sólidos por gravidade, estaremos apenas transferindo o problema, existe a necessidade de um redimensionamento”, disse.
Ao final do encontro, Odair informou que pretende agendar nova reunião com representantes do DAE e CPD, além dos representantes da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo) e CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços), que poderão esclarecer melhor o assunto e buscar alternativas para o problema.
Assessoria de Comunicação