Cerca de 60 alunos, com faixa etária de 8 a 9 anos, da 3ª série do Ensino Fundamental do Colégio Dom Pedro II, visitaram na manhã e tarde de hoje (30/05) a Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Americana. A visita faz parte de um projeto idealizado pelo colégio, que tem por objetivo levar às crianças a história, cultura e política do município de Americana.
As crianças foram recebidas pelo presidente da Casa, Reinaldo Chiconi, e pelos vereadores Davi Ramos (PCdoB), Diego de Nadai (PPS) e Lurdinha Ginetti (PDT) que acompanharam a visita e responderam as perguntas e curiosidade das crianças. “Fiquei impressionado com o número de perguntas, mas a satisfação foi grande por saber que elas se interessam pelo nosso trabalho e entendem que somos nós os representantes do povo”, falou Lurdinha, alvo de diversas perguntas por ser a única vereadora da atual legislatura.
A intenção do projeto, segundo a professora do colégio Sônia Favareli, é de levar às crianças informação sobre o mecanismo político da cidade de Americana e sua importância para a população. “As crianças estão tendo a oportunidade de saber como funciona a política de nossa cidade e isto é muito importante”, argumenta Sônia. Para Silvia Hornink Abrahão, o projeto visa ainda a inclusão social das crianças. “Devemos incentivar a participação da sociedade na política brasileira a começar pelas crianças”, explicou a professora.
Chiconi acredita que satisfazer a curiosidade das crianças sobre o processo legislativo e sua execução é a melhor maneira de incentivar a população a uma participação mais ativa na política. “Nós vereadores sentimos hoje a falta de interesse por parte da população no processo político do município. Lutamos para tentar trazer a população às sessões mudando o dia e horário mas, infelizmente, não obtivemos resultados”.
O parlamentar confessou que ficou impressionado com o nível das perguntas. “Dentre as diversas perguntas feitas pelas crianças, surgiram algumas que preocupam a população, como o alagamento em pontos da cidade, já que elas também sofrem no dia a dia, e outras que nos deixaram surpresos como a de quais projetos estão para ser aprovados”, finalizou.
Publicado por: Assessoria de Comunicação