O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), visitou nesta terça-feira (02) a empresa Meta Materiais Elétricos Ltda para acompanhar uma apresentação do novo sistema de reciclagem de lâmpadas fluorescentes conhecido como “Papa Lâmpadas”.
O equipamento separa de maneira adequada o mercúrio, o vidro e o metal, que depois são reutilizados na fabricação de outros produtos – desde o início das operações, já foram descartadas de forma correta aproximadamente cinco mil lâmpadas fluorescentes que contêm mercúrio. O sistema foi adaptado para atender ao usuário doméstico, em atendimento à Lei Federal de Resíduos Sólidos (Lei 12.503/2010), que completa um ano de sua sanção nesta terça-feira, e ficará à disposição da população de Americana por noventa dias, na sede da Meta, para recolhimento de lâmpadas fluorescentes.
Sacilotto é autor da Lei Municipal nº 3.578/2001, que determina a destinação correta para as lâmpadas fluorescentes. O chefe do Legislativo parabenizou a empresa pela iniciativa. “Como em nossa cidade ainda não existe local específico para a destinação adequada destes materiais, a Meta nos últimos anos tem recolhido estes materiais usados. É muito importante este trabalho de conscientização da população sobre o descarte correto das lâmpadas fluorescentes, inclusive sobre a necessidade de se fazer cumprir a lei”, disse o chefe do Legislativo.
Segundo Luiz Cláudio Oliveira, gerente de logística da Meta, o equipamento visa atender ao usuário doméstico. “Desde o momento em que fomos chamados para realizar esse trabalho nós aceitamos, por ser muito gratificante pra nós. O equipamento vai ficar conosco por noventa dias para fazermos parte desse projeto piloto”, ressaltou.
Segundo Plínio César Demasi, diretor da Naturallis Brasil, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema, o projeto é pioneiro no país. “Americana foi escolhida por ter sido pioneira na regulamentação do descarte de lâmpadas fluorescentes, com a Lei de autoria do vereador Sacilotto. Fizemos a primeira apresentação oficial do equipamento em 2002 para a prefeitura da cidade e agora buscamos atender ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos”, concluiu.
Assessoria de Comunicação