Vereadores apresentam substitutivo a projeto que propõe cursos de primeiros socorros em instituições de ensino


Os vereadores Capitão Crivelari (PP), Leonora do Postinho (PPS), Odair Dias (PV) e Paulo Chocolate (PSC) protocolaram nesta sexta-feira (05), na Secretaria da Câmara Municipal de Americana, um substitutivo ao projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir a realização de cursos de primeiros socorros aos servidores/funcionários das instituições de ensino públicas e privadas instaladas no município.
De acordo com a propositura, a grade do curso deverá conter séries de procedimentos, com o intuito de ensinar aos alunos, como manter vidas em situações de emergência, até a chegada ou encaminhamento de determinada pessoa a atendimento médico especializado. O curso deverá ser fornecido aos servidores de creches e instituições educacionais que tenham alunos cursando a educação infantil e o ensino fundamental.
Os autores relatam que é comum terem conhecimento da ocorrência de casos de afogamento, asfixia e até mesmo óbito de crianças com idade entre 0 e 3 anos freqüentadoras de creches. “Todos nós estamos sujeitos a ocorrência de imprevistos que necessitem de pronto atendimento; as crianças ainda mais, uma vez que estão sempre em plena atividade jamais se preocupando com as conseqüências que possam advir de uma ‘brincadeira’ mais ousada”, justificam os parlamentares no documento.
A propositura prevê ainda, a celebração de um convênio com a Polícia Militar do Estado para em conjunto com o Corpo de bombeiros realizarem os cursos de primeiros socorros, ou até mesmo com outras entidades que tenham reconhecida capacidade na capacitação de pessoas para os mesmos fins. O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
Assessoria de Comunicação




Publicado por: Assessoria Comunicação