Vereadores se reúnem com Hagaplan para discutir obra da Avenida Brasil


Os vereadores Capitão Crivelari (PP), Valdecir Duzzi (PSDB), Thiago Brochi (PSB), Odair Dias (PV) e Paulo Chocolate (PSC), o secretário de Governo e Ação Comunitária, Douglas Trindade e os técnicos da Hagaplan e do Consórcio Parque se reuniram na manhã desta terça-feira (16) para tratar do andamento das obras de drenagem no Córrego do Parque, na Avenida Brasil. Após a reunião, eles vistoriaram as obras no local.
O Gerente Geral do Consórcio Parque, Elton Lucarelo Molina, informou aos vereadores sobre a situação atual das obras. “Estamos no meio de uma obra grandiosa e é impossível alguém passar hoje nas bacias de contenção e querer informar que não está correta. Para ela ser realizada foi feito um projeto e estudos minuciosos hidráulicos e hidrológicos. O Departamento de Água e Energias Elétricas (DAEE) recebeu o projeto e o aprovou. Isso demonstra que ele segue todos os padrões necessários e, o mais importante, os cálculos estão corretos. Se essa outorga não fosse dada, a obra não teria sido iniciada”, comentou.
Em uma visita in loco na bacia de contenção localizada em frente ao Hospital Unimed, o gerente ainda explicou que lá haverá um vertedouro, que é um dispositivo de segurança que funciona como medição e controle da vazão da água. “Esse vertedouro será o dispositivo que abrirá a terceira linha de aduela. Se houver uma grande chuva hoje, duas linhas de aduelas funcionam e, atingindo um nível pré-estabelecido, esse vertedouro abrirá a terceira linha controlando assim a vazão da água e evitando, com toda a certeza, o transbordamento de água”. Ele ainda informou que qualquer análise realizada antes da finalização da obra, resultará em uma conclusão precipitada. “Não existe como olhar hoje a avenida e dizer que a obra não funcionará, até porque ela está em fase de construção, não está pronta. Quem passar na bacia verá a construção do vertedouro”, explicou.
O vereador Capitão Crivelari, ficou satisfeito com as informações prestadas pela equipe técnica do Consórcio Parque. "Existe um corpo técnico e engenheiros que são responsáveis por isso. Estivemos in loco vendo a obra acontecer e as explicações técnicas. Quando ela estiver pronta, veremos o grande resultado em Americana”.
O secretário de Governo, Douglas Trindade, comentou a visita de alguns vereadores ontem, na avenida. “Estão tentando ofuscar o brilho da maior obra já realizada em Americana. A conclusão deles, de que a obra não trará resultados, não tem qualquer embasamento técnico. É pura especulação".
Participaram da reunião e também da visita Paulo César, gerente de engenharia do Consórcio Parque, José Eduardo Felix e José Carlos Curila, gerenciadores da Hagaplan.
* Com informações da Unidade de Imprensa da Prefeitura Municipal de Americana