Alunos da EE Prof°Jonas Correa de Arruda Filho participam de sessões simuladas do projeto “Câmara Jovem”


Setenta e dois alunos da quarta série da EE “Prof° Jonas Correa de Arruda Filho”, localizada no bairro Vila Margarida, participaram nos períodos da manhã e tarde desta terça-feira (16), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, de sessões simuladas do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como aulas de informática nas escolas, acessibilidade a cadeirantes e campanhas educativas no trânsito.
No período da manhã, a Mesa Diretora foi composta por Caroline Martin Gabriel (presidente), Caroline Tamanini Campiotti (primeira secretária), e Isabela Pires Destro (segunda secretária). Já no período da tarde, compuseram a Mesa Diretora Saray Fradejas Pinheiro (presidente), Giovani Stefanini (primeiro secretário) e João Vitor Souza (segundo secretário). Foram discutidos três projetos de lei, um requerimento e uma moção.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB) e os vereadores Adelino Leal (PT), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), Odair Dias (PV), Paulo Chocolate (PSC), Thiago Brochi (PSDB) e Valdecir Duzzi (PSDB) utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
Para Sacilotto, a participação nas sessões simuladas é um exercício de cidadania. “É uma satisfação estar aqui hoje. Esse projeto é um incentivo para os jovens exercerem o direito de cidadania. Recomendo a vocês que sempre estudem, respeitem os pais e professores. Isso é fundamental para que possam ser futuros cidadãos responsáveis”, discursou o chefe do Legislativo.
Duzzi destacou a importância no debate desenvolvido pelos alunos. “É sempre um prazer e uma alegria participar do projeto Câmara Jovem, e com certeza vocês vão aprender muito. Acompanhei vocês discutindo o projeto com relação ao trânsito, e podemos perceber que se todos fossem educados, não precisaríamos de leis. Vocês estão debatendo, levando essas propostas para a escola, isso é importante”, disse.
“Quero parabenizá-los. Estava observando vocês discutindo os projetos, e é exatamente isso que acontece nas sessões aqui da Câmara. Essa discussão, essa democracia que vocês estão levando é muito importante. Assim como os projetos que vocês trazem para serem debatidos, e também para entenderem como funciona uma sessão ordinária”, complementou o vereador Thiago Brochi.
O vereador Kim ressaltou que as discussões dos projetos influenciam no futuro dos jovens. “Fiquei bastante encantado com o nível de discussão que vocês estavam tendo. Quero parabenizar os professores e o diretor da escola por estarem promovendo esse trabalho de debate entre os jovens”, afirmou o parlamentar.
Leal salientou que a experiência no projeto colabora para o progresso dos alunos. “Vocês estão assumindo uma responsabilidade hoje, levando o exemplo de democracia para a escola. Parabenizo os educadores que acompanham vocês nessa importante missão”, disse. Segundo Odair Dias, as atitudes tomadas pelo Poder Legislativo, Executivo e Judiciário precisam ser acompanhadas pelos alunos. “Esse conhecimento, desde cedo, é fundamento para o crescimento de vocês. Sempre ouvindo, dando atenção aos pais e professores, pois todo mundo tem muito em ensinar, e muito a aprender”, afirmou.
O vereador Chocolate exaltou a participação dos alunos no projeto. “Vocês estão aqui hoje, talvez começando uma carreira de vereadores, assim como nós começamos. Creio que estão no caminho certo, e com certeza daqui saem os pensamentos e idéias que a população necessita”, afirmou.
Campanha Educativa
O primeiro projeto da Ordem do Dia cria a campanha “Trânsito + Gentil” no município. De acordo com a propositura, a campanha envolverá toda a população, entre crianças, jovens e adultos, na qual serão trabalhadas idéias de educação no trânsito. O projeto foi aprovado por unanimidade nas duas sessões.
De acordo com os autores do projeto, essa é uma iniciativa para todos que utilizam qualquer meio de transporte. “Vivemos num país livre, onde todos têm direito ao trânsito, ir e vir a qualquer lugar e de qualquer lugar”, afirmou Giovani Stefanini. Já o vereador mirim Cleber Gigante se manifestou contrariamente ao projeto, alegando que a população não respeitará a nova lei.
Acessibilidade
Outro projeto de lei apresentado de autoria dos vereadores mirins Vitória Lopes de Lima, Brenda Tavares e João Pinheiro e aprovado torna obrigatória a acessibilidade para os cadeirantes no município de Americana. No projeto, fica estabelecido que os proprietários dos prédios residenciais, comerciais e industriais deverão providenciar rampas de acesso às calçadas, sendo uma em cada quarteirão, rampas de acesso aos prédios comerciais e industriais, escolas, prédios públicos e igrejas, além de banheiros adaptados para deficientes em todos os locais públicos.
Aulas de informática
O terceiro projeto apresentado estabelece a contratação de estagiários de informática pela prefeitura de Americana para orientarem os alunos das escolas públicas, estaduais e municipais. No projeto, fica instituída a contratação de vinte estagiários estudantes de informática do curso técnico de informática da Escola Técnica Polivalente de Americana, que deverão orientar os alunos da quarta e quinta séries.
“As escolas públicas de Americana possuem laboratórios de informática, mas esses laboratórios são pouco usados porque as escolas não dispõem de pessoas especializadas para orientar os alunos. Se cada duas ou três escolas pudessem contar com um estagiário de informática, pelo menos esses alunos poderiam aprender a usar o computador”, justificaram os autores.
Os vereadores mirins que se posicionaram contrariamente alegaram que o dinheiro público deveria ser investido de modo diferente. “Sou contra esse projeto, pois acredito que esse gasto com os estagiários deveria ser investido em livros ou na saúde”, avaliou Caroline Campiotti.
Requerimentos
Um requerimento foi discutido e aprovado durante as sessões simuladas: solicita informações do Poder Executivo sobre a possibilidade da reforma e cobertura da quadra de esportes da EE Prof° Jonas Correa de Arruda Filho.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação