Zoppi propõe instituição do Censo de Inclusão para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida


Visualize fotos

O vereador Celso Zoppi (PT) protocolou nesta quinta-feira (18) na Secretaria da Câmara Municipal um projeto de lei em que propõe a instituição do Censo de Inclusão, para a identificação do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é fazer uma coleta de informações que irá possibilitar a identificação das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida residentes no município de Americana. “Com a criação do Censo de Inclusão, facilitaria o fornecimento de subsídios para a formulação e para a execução de políticas públicas que promovam a acessibilidade e a inclusão social das pessoas que se encontrem nessas condições”, explica Zoppi na justificativa do projeto.
No documento, o vereador lembra ainda que o censo do IBGE aponta que 14,5% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. “Nós sabemos que os índices variam de acordo com o estado ou município. Por isso, é importante que os municípios tenham seu próprio mapa e cadastro de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, implementando assim políticas públicas de maneira mais eficaz”, ressalta Zoppi.
O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimentos legais para sua tramitação, será discutido e votado em Plenário, durante sessão ordinária. 
Assessoria de Comunicação