Vereadores da Comissão do DAE discutem reajuste das tarifas de água e esgoto


Os vereadores membros da Comissão Especial de Estudos e Acompanhamento das Ações do DAE (Departamento de Água e Esgoto de Americana) realizaram nesta sexta-feira (19) reunião de trabalho e trataram do aumento das tarifas de água e esgoto em Americana. Participaram da reunião o presidente da comissão, vereador Celso Zoppi (PT), os vereadores Divina Bertalia (PDT) e Odair Dias (PV), respectivamente relatora e secretário da comissão, a assessoria técnica da Casa e o comerciante Edmilson Justo da Cruz.
Zoppi explicou que solicitou a reunião com os membros da comissão em função do reajuste da tarifa de comércio e serviço pois os vereadores têm recebido em seus gabinetes inúmeras reclamações dos comerciantes e prestadores de serviços do município. “É uma situação injusta, que estimula o aumento no consumo de água”, disse.
Durante a reunião, os vereadores observaram que devido à exclusão da faixa de 0 a 5 metros cúbicos, que era o mínimo a ser consumido, passando o mínimo para a faixa de 0 a 10 metros cúbicos, os proprietários de estabelecimentos comerciais são obrigados a pagar muito além do que foi consumido – em alguns casos, o aumento chega a 174,27%. “Vamos realizar um estudo para verificar dentro do total de comércios quais se encaixam na faixa de consumo 0 a 5 e de 6 a 10 metros cúbicos, para entender o motivo da exclusão da faixa menor de consumo”, explicou Zoppi.
Para Divina, as ações da comissão são necessárias para que os vereadores possam saber responder aos questionamentos da população. “A comissão precisa cumprir o papel de fiscalização e acompanhar os trâmites das ações do DAE e, ainda, possibilitar à autarquia que explique como foi elaborada a majoração da tarifa”, afirmou.
Ao final do encontro, os vereadores informaram que irão protocolar em requerimento solicitando ao DAE informações quanto ao número total de estabelecimentos comerciais e de serviços, e do total quais se enquadram no consumo de 0 a 5 e de 6 a 10 metros cúbicos.
Assessoria de Comunicação  
                     




Publicado por: Assessoria de Comunicação