A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quarta-feira (24) o seminário “Dislexia – Distúrbios Específicos de Aprendizagem”. O evento, que tem como objetivo promover discussões sobre os temas abordados durante as palestras e dar apoio aos portadores de dislexia que sofrem diversas formas de discriminação, atende ao requerimento nº 488/2011, de autoria dos vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT), Divina Bertalia (PDT) e Reinaldo Chiconi (PMDB). O seminário acontece no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19h30. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
No documento que solicitou a realização do seminário, os autores explicam que a dislexia manifesta-se através de distúrbios de aprendizagem e é registrada com maior incidência nas salas de aula. “O aluno com dislexia pode ser diagnosticado através da dificuldade com a linguagem escrita, em escrever, na lentidão no aprendizado da leitura. Muitas vezes o aluno disléxico apresenta dificuldade em decorar símbolos matemáticos, dificuldades com a memória em curto prazo e na organização e execução de tarefas complexas, ou dificuldades de aprender uma segunda língua”, explicam.
“A realização do evento é necessário para informar e esclarecer a população sobre a dislexia. Os portadores desse distúrbio sofrem diversas formas de discriminação, causando até mesmo sua exclusão social e educacional”, concluem os vereadores no requerimento.
Confira a programação oficial do evento:
19 horas Abertura
19h30 Palestra: “A dislexia e seus desdobramentos científicos”
Débora Regina Piovezan – Neuropsicopedagoga
20h30 Testemunho de um estudante disléxico
Thiago Axel Favarelli
21 horas Palestra: “A experiência de uma educadora”
Cleusa Maria Vieira Rodrigues
22 horas Depoimento de uma mãe
Rosalina Leite
Assessoria de Comunicação