Cento e dez alunos da quarta série da EE São Vicente de Paulo, localizada no bairro Paraíso, participaram nos períodos da manhã e tarde desta terça-feira (23) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como cursos de educação no trânsito, acessibilidade a cadeirantes e o controle de animais.
No período da manhã, a Mesa Diretora foi composta por Thuany Caroline Pigatto (presidente), Juliana dos Anjos De Santana (primeira secretária), e Camila dos Reis (segunda secretária). Já no período da tarde, compuseram a Mesa Diretora Ian Felipe Viana de Moura (presidente), Henrique Kassuya (primeiro secretário) e Janayna da Silva (segunda secretária). Foram discutidos quatro projetos de lei, três requerimentos e uma moção.
Os vereadores Adelino Leal (PT), Odair Dias (PV) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
O vereador Thiago Brochi afirmou que os alunos precisam conhecer o trabalho dos vereadores. “É um prazer tê-los aqui, discutindo e votando os projetos. É importante que desde pequenos vocês conheçam como é a Câmara Municipal, assim vocês poderão cobrar lá na frente dos seus representantes”, afirmou.
Leal ressaltou que a política reflete no futuro dos alunos. “Vocês como vereadores mirins têm uma responsabilidade com a escola de vocês, precisam ser um exemplo da política estudantil. Precisam também prestar atenção na política nacional, para que o futuro de vocês seja melhor do que é hoje”, afirmou o parlamentar.
Segundo Odair Dias, os alunos precisam participar da vida política da cidade. “É importante que vocês participem desde cedo da política. Com a idade de vocês fui eleito prefeito mirim, e estou protocolando um projeto para que tenhamos novamente, no próximo ano, essas eleições nas escolas”, afirmou.
Educação no trânsito
Foi aprovado nas duas sessões o projeto de lei de autoria das alunas Laísa Ferrari e Aghata de Oliveira que determina que os valores arrecadados pelas multas dos radares no município sejam aplicados em cursos de educação no trânsito, realizados gratuitamente pela Guarda Municipal de Americana (GAMA).
Replantio
Foi aprovado também nas duas sessões o projeto de lei de autoria dos vereadores Maria Eduarda Tempesta e Gabriel Costa que determina que todas as árvores urbanas antigas sejam erradicadas e substituídas por árvores novas nas ruas do município de Americana.
Controle de animais
Outro projeto de lei apresentado, de autoria dos vereadores mirins Isabela de Ameida, Leonardo Barbosa e Jonathan Barbosa, proíbe o trânsito de animais desacompanhados de seus proprietários, sem coleira e sem guia, nas calçadas, ruas e praças do município. O projeto foi aprovado em apenas uma das sessões.
Acessibilidade
Outro projeto de lei apresentado de autoria dos vereadores mirins Letícia de Paula, Gustavo Custódio e Dayane da Silva foi aprovado por unanimidade nas duas sessões e torna obrigatória a acessibilidade para os cadeirantes no município de Americana. No projeto, fica estabelecido que os proprietários dos prédios residenciais, públicos, comerciais e industriais deverão providenciar rampas de acesso às calçadas e banheiros adaptados para deficientes em todos os locais públicos.
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos durante as sessões simuladas: um requer informações do Poder Executivo sobre a possibilidade de melhorar o trânsito de carros e motos nas ruas em volta da EE São Vicente de Paulo; outro um solicita informações do Poder Executivo sobre os investimentos que são feitos pela prefeitura no Conselho Tutelar; e outro requer informações do Poder Executivo sobre o CCL (Centro de Cultura e Lazer) de Americana.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação