Cento e vinte alunos da quarta série da EE Profª Delmira de Oliveira Lopes, localizada no bairro Vila Mathiensen, participaram nos períodos da manhã e tarde da quarta-feira (24), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, de sessões simuladas do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como coleta seletiva, criação de centro esportivo e de lazer e reestruturação do Centro Municipal de Zoonoses de Americana.
No período da manhã, a Mesa Diretora foi composta por Larissa Cordeiro Graça (presidente), Roberta Moreira Santos (primeira secretária), e Isabelly Bernardes (segunda secretária). Já no período da tarde, compuseram a Mesa Diretora Michaela Pires Bueno (presidente), Anna Clara Souto (primeira secretária) e Luana Beatriz Pereira de Souza (segunda secretária). No total, foram discutidos doze projetos de lei.
Os vereadores Paulo Chocolate (PSC) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
Chocolate falou sobre a importância das decisões tomadas pelos parlamentares. “Os projetos que vocês votam despertam a curiosidade dos vereadores. A construção de uma área de lazer no Mathiensen já está sendo realizada, assim como vocês estão requisitando. É aqui onde tudo começa, onde melhoramos a cidade, onde votamos os projetos que decidem o rumo de Americana”, disse.
Segundo Thiago, os alunos têm um papel importante nas mudanças políticas da cidade. “Nós vereadores queremos saber a opinião de vocês para que futuramente possamos apresentar esses projetos em uma sessão ordinária. É importante que vocês saibam como funciona uma Câmara Municipal, pois a política é importante para a nossa cidade e para o nosso país. É aqui que acompanhamos de perto as mudanças”, afirmou.
Coleta seletiva
O primeiro projeto da Ordem do Dia, de autoria dos alunos Bárbara Letícia Vidal, Larissa Paulela de Moraes e Luis Carlos Antonini Junior, foi aprovado nas duas sessões e regulamenta a colocação de lixeiras para a coleta seletiva no bairro Vila Mathiensen em Americana.
Circulação de carroças de carga
Foi aprovado também nas duas sessões o projeto de lei de autoria dos Sabrina Silva dos Santos, Roberta Moreira Santos e Bruna Barbosa da Silva que proíbe a circulação de carga puxada por cavalos na área urbana do município de Americana.
Muros de proteção
Outro projeto de lei apresentado, de autoria dos vereadores mirins João Vitor Mateus, Rillary Shuindt, Abraão dos Santos e Izabela Ortega, regulamenta a construção de muros de concreto às margens das rodovias estaduais e intermunicipais nos trechos em que atravessam áreas urbanas de Americana. De acordo com os vereadores, a construção desses muros será uma forma de proteção contínua, com dimensões capazes de absorver o impacto de veículos e impedir a passagem de pedestres e animais. O projeto foi aprovado nas duas sessões.
Centro Esportivo e de Lazer
Outro projeto de lei discutido e aprovado por unanimidade nas duas sessões, de autoria dos vereadores Wandrey Barbosa Ferreira da Silva, João Vitor Mateus e Luana Beatriz Pereira de Souza, cria o Centro Esportivo e de Lazer da Vila Mathiensen.
Centro Municipal de Zoonoses
Foi aprovado por unanimidade nas duas sessões o projeto de lei de autoria dos alunos Júlia Roberta do Amaral, Laura Silverio Gomes, Keren da Silva e Ketilen Karolai Fernandes que reestrutura o Centro Municipal de Zoonoses de Americana, com a criação de novos cargos de agente de zoonoses e de veterinários.
Rejeitado
Foi rejeitado nas duas sessões o projeto de lei de autoria das alunas Anna Clara Souto, Letícia da Silva e Ana Beatriz Cazula dos Santos que proíbe comércio numa distância de 200 metros ao redor das escolas de ensino infantil, fundamental e médio de Americana.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação