Alunos do SESI participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Sessenta e seis alunos da sétima série do Centro Educacional SESI 422, localizado no bairro Machadinho, participaram nesta terça-feira (30) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como divulgação dos ecopontos, preservação do patrimônio público e segurança em agências bancárias. A Mesa Diretora foi composta por Matheus Gross (presidente), Isabela dos Santos Madrugam (primeira secretária), e Marielle Puchinques Pereira (segunda secretária). Foram discutidos sete projetos de lei, dois requerimentos, uma moção e uma indicação.
Os vereadores Adelino Leal (PT), Odair Dias (PV), Thiago Brochi (PSDB) e Valdecir Duzzi (PSDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
De acordo com Leal, a política da cidade precisa ser acompanhada pelos jovens. “A política influencia no salário dos seus pais, dos seus professores, e quando um país se preocupa com o futuro dos jovens, ele investe na educação. Dessa forma, é necessário que vocês participarem do cenário político, a nível municipal, estadual e federal”, apontou.
Segundo Thiago, os projetos apresentados pelos alunos contribuem para as mudanças no município. “Os projetos que vocês trazem são analisados, e podem se tornar um projeto de lei na Câmara Municipal. Recentemente, votamos um projeto contra o uso do tabaco em alguns pontos da cidade, e esse projeto estava sendo votado também no Câmara Jovem. É importante que vocês mostrem suas ideias, pois iremos aproveitá-las ao máximo”, afirmou.
Duzzi falou sobre a importância em acompanhar os trabalhos realizados na Câmara Municipal. “Na minha época existia o prefeito mirim, passávamos o dia conhecendo o prefeito e acompanhando seus trabalhos, e essa experiência nos marca bastante. Vendo vocês como vereadores, podemos observar que serão, independentemente da profissão, bons cidadãos”, disse.
O vereador Odair Dias exaltou a participação dos alunos nas ações políticas da cidade. “Vocês são todos cidadãos, independente da idade, e quando tiveram alguma idéia, sugestão ou reclamação, devem entrar em contato com os vereadores, pois somos os representantes da população”, afirmou o parlamentar.
Ecopontos
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria da vereadora Caroline Garcia D’Agostini que dispõe sobre a campanha de divulgação pela Prefeitura Municipal de Americana dos ecopontos, para o descarte adequado de entulhos no município.
Sinalização
Outro projeto de lei apresentado e aprovado por unanimidade, de autoria do vereador mirim Leonardo Martinez, dispõe sobre a colocação de placas de sinalização que indiquem a redução de velocidade, em ambos os sentidos, na Avenida Bandeirantes, no bairro Machadinho, e redutores de velocidade a 100 metros do portão principal do Centro Educacional SESI 422.
Patrimônio público
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria da vereadora mirim Thaís de Souza que dispõe sobre a campanha de conscientização contra o vandalismo, para preservação do patrimônio público, previsto na Lei 4.717/65, nas escolas municipais, estaduais e particulares do município.
Contenção de terras
Outro projeto de lei discutido e aprovado pelos vereadores mirins, de autoria do aluno Gabriel Contrijan Bertie, prevê reparos de contenção de terras na encosta das margens do Ribeirão Quilombo, abaixo do viaduto Centenário, na Avenida Bandeirantes.
Convênio
Foi aprovado o projeto de lei de autoria da aluna Karoline Calvo Abilio que autoriza a Prefeitura Municipal de Americana a firmar convênio junto às faculdades do município para, através de estagiários, prestar auxílio à população na prática de atividades físicas nas academias ao ar livre nas praças da cidade.
Calçamento
Outro projeto discutido e aprovado pelos vereadores mirins, de autoria da vereadora Thais Renata Gaioto Bonfim, torna obrigatória a construção ou a melhora das calçadas no município de Americana. A propositura determina que as calçadas deverão ter leve inclinação, estar sem entulhos, pavimentadas, com pedras ou pisos antiderrapantes.
Segurança em agências bancárias
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria da vereadora Laís de Lion Cândido que dispõe sobre a colocação de biombos nos caixas de agências bancárias do município. De acordo com os vereadores, devido ao aumento de assaltos, os biombos são necessários para a proteção e privacidade da população ao utilizarem os serviços dos bancos.
Requerimentos
Dois requerimentos foram discutidos e aprovados na sessão simulada: um dispõe sobre a falta de segurança nas ruas do município; outro solicita informações do Poder Executivo sobre a sinalização das rotatórias da cidade.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação