A Câmara Municipal de Americana realiza no dia 20 de setembro, às 19h30, no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, evento para esclarecimentos sobre o Projeto de Lei nº 105/2011, que proíbe a comercialização de mamadeiras, chupetas e outros produtos utilizados para acondicionar alimentos e/ou bebidas destinados ao consumo de crianças, adultos e animais, que contenham na sua composição o produto químico Bisfenol A (BPA), no âmbito do município de Americana.
A realização do evento foi solicitada, por meio de requerimento, pelo vereador Capitão Crivelari (PP), que é autor da proposta que está em tramitação na Casa. “Votaremos este projeto ainda este ano, sendo de extrema importância que sejam esclarecidas todas as dúvidas referentes à matéria. O objetivo principal é divulgar os problemas que o Bisfenol A causa à saúde humana”, afirma o parlamentar.
O encontro conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia-Regional São Paulo (SBEM-SP) e do site “O Tao do Consumo”. Na ocasião, serão ministradas palestras das profissionais Dra. Elaine Costa, médica, professora e membro do Grupo de Trabalho em Desreguladores Endócrinos (GTDE) da SBEM-SP, e Fabiana Dupont, pesquisadora e uma das criadoras do site “O Tao do Consumo”, que discute a presença de químicos tóxicos em embalagens de alimentos.
O evento é aberto ao público e deve contar com a presença de estudantes de cursos técnicos e de Ensino Superior ligados às áreas envolvidas com o conteúdo do projeto, como Nutrição, Química, Educação Física, Direito e Gastronomia. “É muito importante a presença da comunidade, pois é um assunto que atinge a todos. Vamos buscar a participação de estudantes, pois entendemos que a discussão do tema contribuirá com a formação deles”, explica Crivelari.
Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas no site www.otaodoconsumo.com.br.
Bisfenol A
O bisfenol-A (BPA), cuja formula é (CH3)2C(C6H4OH)2, é um composto utilizado na fabricação do policarbonato, um tipo de plástico rígido e transparente. É o monômero mais comum entre os policarbonatos empregados em embalagens de alimentos. O BPA é também um dos componentes da resina epóxi (plástico termofixo que endurece quando misturado a um agente catalisador ou “endurecedor”), presente, por exemplo, no revestimento interno de latas para evitar a ferrugem.
Apesar do plástico ser considerado estável, já se sabe que as ligações químicas entre as moléculas do BPA são instáveis, permitindo que o químico se desprenda do plástico e contamine alimentos ou produtos embalados com policarbonato ou resina epóxi. No caso de aquecimento do plástico, a contaminação por BPA é ainda maior.
O Bisfenol A é encontrado em grande parte das mamadeiras de plástico; em embalagens plásticas para acondicionar alimentos na geladeira, copos infantis, materiais médicos e dentários; nos enlatados, como revestimento interno; em garrafas reutilizáveis de água (squeeze), garrafões de 5L; entre outros. (Fonte: www.otaodoconsumo.com.br )