O presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), e os vereadores Capitão Crivelari (PP), Leonora do Postinho (PPS), Paulo Chocolate (PSC), Thiago Brochi (PSDB) e Valdecir Duzzi (PSDB) acompanharam nesta terça-feira (20) a inauguração da unidade piloto do Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo) em Americana.
A solenidade contou com a presença do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), dos deputados estaduais Cauê Macris (PSDB), Célia Leão (PSDB) e Chico Sardelli (PV), do prefeito municipal de Americana, Diego de Nadai (PSDB), do secretário estadual de Gestão Pública, Júlio Semeghini, do coordenador do Detran-SP, Daniel Annenberg, de secretários municipais, autoridades e população.
A unidade piloto segue novo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão, inspirado no modelo do Poupatempo. Além de mudanças na estrutura física, a unidade recebeu mobiliário, novos equipamentos e condições de acessibilidade. Entre outras novidades, o posto dispõe de orientadores para dar apoio aos cidadãos, computadores para o público acessar os serviços eletrônicos e sistema que permite a avaliação dos serviços prestados.
Durante a inauguração, o governador de São Paulo destacou que o objetivo do novo Detran é prestar um serviço público de qualidade, de forma rápida e desburocratizada. “Queremos fornecer o maior número possível de serviços pela internet, para ganhar tempo e facilitar a vida do cidadão. E mesmo assim, quando ele precisar vir até o Ciretran, que seja atendido de forma rápida e com qualidade”, disse Alckmin.
O prefeito de Americana agradeceu aos vereadores e ao governo do estado pelo apoio à cidade. “Agradeço aos vereadores por terem ajudado a trazer recursos e transformado Americana numa cidade melhor para a população. Agradeço ainda ao governador Alckmin, por Americana ter sido escolhida novamente para receber um programa tão importante, que trará eficiência e qualidade no atendimento ao público”, destacou.
Para o presidente da Câmara, a inauguração da unidade piloto irá melhorar o atendimento à população. “Frente aos problemas ocorridos no Detran de Americana, os deputados Vanderlei Macris e Cauê Macris buscaram junto ao Governo do Estado soluções para melhorar o atendimento, também encontrando apoio tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo, o que resultou nesta unidade piloto que é modelo para todo o estado”, afirmou.
A Ciretran de Americana é a terceira unidade piloto inaugurada no Estado. Desde o fim de agosto, já estão em funcionamento outros três postos: em Interlagos, na zona sul da capital; em São Bernardo do Camo, na região metropolitana; e em Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba. Ainda em fase de pré-operação, a unidade de Aricanduva (capital) será inaugurada em breve.
Os 32 funcionários da Circunscrição Regional de Trânsito de Americana passaram por ampla formação e capacitação para desempenhar todos os serviços de trânsito relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e veículos. Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a expectativa é que o posto realiza mais de 300 atendimentos diários.
Na ocasião, também foi lançado o Programa de Educação para o Trânsito "Se Essa Rua Fosse Minha", que capacita professores, crianças e seus familiares para a adoção de um comportamento mais seguro e solidário no trânsito.
* Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação