Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram por unanimidade em redação final, durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (22), o projeto de lei 95/2011, de autoria dos vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT), Divina Bertália (PDT) e Reinaldo Chiconi (PMDB).
O programa tem como objetivo diagnosticar, acompanhar e orientar os estudantes com dislexia, abrangendo a capacitação de educadores da rede pública ou instituições particulares de ensino, para que tenham condições de prestar auxílio no tratamento, e criando equipes multidisciplinares com profissionais aptos na execução do diagnóstico, acompanhamento e orientação dos alunos e seus familiares.
Segundo os autores da propositura, grande parte dos alunos com o distúrbio sofre diversas formas de discriminação, causando sua exclusão social. “Os alunos sofrem de extrema dificuldade de aprendizado, o que dificulta sobremaneira sua alfabetização, e que em muitos dos casos cria certa ‘resistência’ desses alunos na continuidade da vida escolar, provocando inclusive o abandono”, afirmam. “A educação é um direito social de todas as pessoas, fazendo parte das condições para a existência digna de cada um”, concluem.
O projeto segue agora para o Poder Executivo para sanção e promulgação da Lei.
Assessoria de Comunicação