Profissionais esclarecem efeitos do Bisfenol A à saúde na Câmara Municipal


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (20) um debate para esclarecimentos sobre o Projeto de Lei nº 105/2011, de autoria do vereador Capitão Crivelari (PP), que proíbe a comercialização em Americana de mamadeiras, chupetas e outros produtos utilizados para acondicionar alimentos e/ou bebidas destinados ao consumo de crianças, adultos e animais, que contenham na sua composição o produto químico Bisfenol A (BPA).
O evento reuniu cerca de duzentas pessoas e contou com a presença do vereador Capitão Crivelari, da representante da Secretaria de Saúde Roseli Sangalli Brochi, do professor e médico da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Dr. Francisco Homero D’Abronzo, e da pesquisadora e tradutora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Fabiana Dupont.
Durante o evento foram apresentadas duas palestras. A primeira foi ministrada pelo Dr. Francisco Homero D’Abronzo, que divulgou a campanha contra os desreguladores endócrinos realizada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, intitulada “DIGA NÃO AO BISFENOL A - A VIDA NÃO TEM PLANO B”.
D’Abronzo explicou que, de acordo com as pesquisas realizadas pela Sociedade Americana de Endocrinologia, o componente tem similaridade com o hormônio feminino e da tireóide, e que ao entrar em contato com o organismo humano, principalmente durante a vida intrauterina, a substância pode afetar o sistema endócrino, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo, trazendo danos à saúde, como infertilidade, modificação do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, endometriose e câncer, dentre muitas outras doenças.
Na explanação da pesquisadora Fabiana Dupont, foi divulgado o site “www.otaodoconsumo.com.br”, disponível para esclarecer à sociedade como saber se determinado material possuí o componente químico BPA e como evitar o contato com o mesmo. A pesquisadora também falou sobre os países que já proibiram o uso do BPA, e comemorou a proibição da venda e fabricação de mamadeiras de plástico que contenham Bisfenol A pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que ocorreu na semana passada.
Para Crivelari as palestras foram bastante esclarecedoras e dessa forma o projeto poderá ser votado com mais clareza pelos parlamentares. “O objetivo principal é divulgar os problemas que o Bisfenol A causa à saúde humana, o que obtivemos com êxito através das explanações desses profissionais”, afirma o parlamentar.
Ainda durante o evento, o público presente pôde apresentar questionamentos e sugestões referentes aos assuntos tratados nas palestras, que foram respondidas pelos membros da Mesa.
Dicas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de como evitar a exposição ao BPA
- Use mamadeira e utensílios de vidro ou BPA FREE para os bebês.
Jamais esquente no microondas bebidas e alimentos acondicionados no plástico. O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido.
- Evite levar ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico. A liberação do composto também é mais intensa quando há um resfriamento do plástico.
- Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, pois o bisfenol é utilizado como resina epóxi no revestimento interno de latas.
- Evite pratos, copos e outros utensílios de plástico. Opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos.
- Descarte utensílios de plásticos lascados ou arranhados. Evite lavá-los com detergentes fortes ou colocá-los na máquina de lavar louças.
- Caso utilize embalagens plásticas para acondicionar alimentos ou bebidas, evite aquelas que tenham o símbolo de reciclagem com os números 3 e 7 no seu interior e na parte posterior das embalagens contem ou pode conter o BPA na sua composição.
Assessoria de Comunicação




Publicado por: Assessoria de Comunicação