Alunos da EE Jardim do Lago participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Cerca de oitenta alunos da oitava série da EE Jardim do Lago, localizado no bairro Praia Azul, participaram nesta terça-feira (27) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como avisos sobre os crimes praticados contra as crianças e adolescentes, inscrições em braile nos pontos de ônibus e a criação de um projeto contribuindo para a limpeza da cidade. A Mesa Diretora foi composta por Alan Ferreira dos Santos (presidente), Bianca Santiago Aljona (primeira secretária), e Natalia Ventura (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei, três requerimentos e cinco moções.
Os vereadores Adelino Leal (PT) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
De acordo com Thiago, os projetos apresentados pelos alunos contribuem com melhorias na cidade. “Muitos dos projetos que vocês trazem aqui são aproveitados pelos vereadores, podendo até ser transformados em leis. Essa democracia e essas ideias que vocês estão propondo realmente são valiosas, e vocês podem aproveitar essa oportunidade para cobrar os vereadores, e saber que a Câmara Municipal é a casa de vocês”, afirmou o parlamentar.
Leal destacou a função dos vereadores mirins em auxiliar os problemas da cidade. “É uma satisfação vocês estarem presentes, debatendo projetos importantes. Observando vocês discutirem, podemos ver que a conscientização é muito importante, e ela precisa ser adquirida desde cedo. A função de vocês como parlamentares mirins não é diferente da nossa, essa é uma responsabilidade que vocês carregam também na escola, levando essas lições de exemplo para os alunos”, explicou.
Prevenção aos crimes contra crianças e adolescentes
O primeiro projeto de lei da Ordem do Dia, de autoria do vereador mirim João Vitor da Cunha Ribeiro, foi aprovado por unanimidade e dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais, hotéis, motéis, casas noturnas e similares a anexar placas ou cartazes em local visível relatando sobre os crimes praticados contra as crianças e adolescentes, bem como as penalidades previstas em lei.
Projeto educacional
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria da aluna Marcela da Silva Betim, que dispõe sobre a criação do projeto “Cidade Limpa” no município. De acordo com a propositura, o projeto tem como objetivo manter limpa a cidade, sendo que o município poderá estabelecer parceria com entidades sociais, empresas privadas ou pessoas físicas interessadas em financiar a instalação e manutenção de lixeiras públicas.
Inscrições em braile
Outro projeto de lei apresentado e aprovado pelos vereadores mirins, de autoria da vereadora Natália Diniz Ventura, dispõe sobre a obrigatoriedade, em todos os pontos de ônibus, terminais urbanos e metropolitanos, bem como em lixeiras, de implantação de placas de metal com impressão em braile - sistema de leitura com o tato para cegos -, com informações das linhas de ônibus locais.
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos e aprovados durante a sessão simulada: um requer ampliação do posto médico do bairro Praia Azul; outro solicita a instalação de lombadas e sinalização nas ruas Luiz Bianco e Francisco Falcão, situadas no bairro Praia Azul; e outro requer a construção de um Distrito da Polícia Militar do Estado de São Paulo no bairro Praia Azul.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação