Alunos da EE Maria do Carmo Augusti participam de sessões simuladas do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Cerca de cem alunos da sétima e oitava séries da EE Profª Maria do Carmo Augusti, localizado no bairro Mario Covas, participaram nos períodos da manhã e tarde desta terça-feira (4) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como implantação de aquecedores solares nas residências, prioridade na passagem de pedestres e o tratamento do Ribeirão Quilombo.
No período da manhã, a Mesa Diretora foi composta por Felipe Paião (presidente), Rafaela Marcos (primeira secretária), e Gabriela Carmo (segunda secretária). Já no período da tarde, compuseram a Mesa Mônica Corrêa (presidente), Jaqueline Silva (segunda secretária) e Camila Machado (segunda secretária). No total, foram discutidos sete projetos de lei, três requerimentos e cinco moções.
Os vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT), Paulo Chocolate (PSC) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
O vereador Thiago Brochi ressaltou a importância de os alunos conhecerem os trabalhos do Legislativo. “Vocês estão tendo uma ótima oportunidade de estar aqui, e precisam acompanhar de perto o dia a dia dos vereadores desta Casa, pois é assim que começamos a mudar nossa cidade, o estado e até o país. Ao trazerem suas ideias, cobrando os vereadores, vocês começarão a ver um ótimo resultado na cidade”, afirmou.
Chocolate parabenizou os vereadores mirins pela participação no projeto. “Estamos vendo aqui uma bela discussão, com temas envolvendo as leis de trânsito, conscientizando a população a respeitar as faixas de pedestres, as placas e os semáforos, e é importante que isso comece a partir de vocês”, disse.
De acordo com Leal, os alunos estão contribuindo e assumindo uma responsabilidade com a cidade. “A participação de vocês no projeto é muito importante, e fico feliz principalmente por essa escola ser da região onde moro. Vocês estão demonstrando seriedade e comportamento, levando um bom exemplo de volta para a escola”, completou.
Zoppi afirmou que a participação dos alunos interfere nas questões políticas da cidade. “Nós sabemos que a base da educação, além da família, é a escola. Vocês estão em uma fase para aproveitar o conhecimento e a vida, passando por essa formação de cidadãos, exercendo seus direitos e deveres. E esse aprendizado adquirido nesse projeto vocês vão levar para a vida toda, construindo uma visão de análise política dos governantes”, ressaltou.
Manhã
Aquecedor solar
O projeto de lei apresentado e aprovado por unanimidade pelos vereadores mirins, de autoria do aluno Gustavo Gonçalves, dispõe sobre a implantação de aquecedores solares nas residências do município de Americana. De acordo com o projeto, os aquecedores serão instalados pela prefeitura municipal e pagos pela população de forma parcelada.
Passagem de pedestres
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador mirim Samuel Araújo que dispõe sobre a prioridade de passagem de pedestres nas vias e logradouros públicos do município de Americana.
Controle de animais
Outro projeto de lei apresentado e aprovado pelos alunos, de autoria do vereador Vitor Brandão, que prevê a criação de campanha pelo Centro de Zoonoses de Americana que realizará um mutirão para verificação dos cães e gatos do município ainda não registrados e identificados com o microchip.
Ciclovias
Outro projeto de lei apresentando e aprovado pelos vereadores mirins, de autoria da vereadora Alana dos Santos, prevê a construção de ciclovias em todas as avenidas com vias duplas da cidade de Americana.
Tarde
Tratamento do Ribeirão Quilombo
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria da aluna Yasmin dos Santos, que dispõe sobre o tratamento obrigatório do esgoto químico despejado pelas empresas às margens do Ribeirão Quilombo, no município de Americana, com o objetivo de iniciar a recuperação de suas águas.
Sinais sonoros
Outro projeto de lei apresentado e aprovado, de autoria da vereadora mirim Beatriz Pereira, determina a instalação de sinais sonoros de trânsito nas áreas centrais da cidade de Americana, que passarão a funcionar nos semáforos, visualmente e com som, indicando a passagem para os pedestres.
Programa “Médico da Família”
Foi aprovador por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador mirim Kauan Richard A. Souza que prevê a criação do programa “Médico da Familia” no Hospital Municipal de Americana, com o objetivo de disponibilizar os serviços de um clínico peral para determinado número de familias de cada bairro do município.
Coleta seletiva
Outro prometo de lei apresentando e aprovado, de autoria da aluna Janaina da Silva, que instituí a obrigatoriedade de colocação de conjunto de lixeiras destinadas à coleta seletiva de materiais descartados pela população em todas as ruas do centro da cidade e nas praças de Americana.
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos e aprovados durante as sessões simuladas: um requer a construção de posto médico 24 horas na região do bairro Mário Covas; outro requer a implantação de um posto policial no bairro Jardim da Balsa; e outro dispõe sobre o asfaltamento da rua após a ponte da Balsa, no bairro Jardim da Balsa.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação