A Câmara Municipal de Americana entrega nesta sexta-feira (07), em sessão solene, o título de cidadã americanense à professora Maria do Carmo Augusti, pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade acontece no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
A homenagem foi motivada por projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Adelino Leal (PT), aprovado por unanimidade. De acordo com Leal, a homenageada é um exemplo de pessoa a ser seguida, pois dedicou sua vida ao próximo e a educação. “Além de seu exemplo de vida como educadora, Maria do Carmo também é admirada por seu trabalho filantrópico, pois foi uma das fundadoras da Cruzada das Senhoras Católicas. Com um amor despretensioso e uma grande fé, sempre foi engajada em diversas formas de evangelização”, afirmou na justificativa do projeto.
Biografia
Nascida em 15 de julho de 1932, mesmo ano em que sua família se transferiu para Americana, Maria do Carmo passou a sua infância no Bairro Carioba. O pai José Miguel Augusti, exercia a profissão de alfaiate e a mãe Maria Amábile Petrini era uma mulher dedicada ao marido e aos seis filhos. Aos 19 anos de idade Maria do Carmo e família se mudaram para o Centro de Americana, na Rua Major Redher, onde ainda reside.
Dando asas a sua vocação decidiu estudar para ser professora. Foi professora primária, acumulou as funções de orientadora e professora de Educação Moral e Cívica e professora de matemática em diversas escolas. Sua formação não se findou no curso de magistério primário, fazendo também, no Instituto de Educação Presidente Kennedy, em Americana, o curso de Administração Escolar. Suas licenciaturas para o magistério foram: Pedagogia na Faculdade de Educação Piracicabana e Matemática na Faculdade de Ciências e Letras de Guaxupé, em Minas Gerais.
Em 1979 teve seu cargo transformado em assistente de diretor da EEPG “Maestro Germano Benencase”, no Jardim Alvorada, em Americana, onde também foi diretora. Dirigiu também a EEPG Prof° Irene de Assis Saes, em Santa Bárbara d´Oeste. Também como diretora instalou com grandes dificuldades, por falta de asfalto nas ruas, falta de mobiliário e materiais em geral, a EEPG Prof° Clarice Costa Conti, no Bairro Antonio Zanaga, em Americana.
Atualmente com 78 anos de idade Maria do Carmo está iniciando um curso de pós-graduação na Universidade de Araras.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Assessoria de Comunicação
Publicado por: Assessoria de Comunicação