Chiconi se reúne com PAT e Associação de Portadores para discutir a inserção de deficientes no mercado de trabalho de Americana


O presidente da Câmara e membro da recém criada Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Americana, Reinaldo Chiconi, se reuniu ontem (28/03), juntamente com o presidente da associação Paulo Sérgio Gasparino, com a secretária de Desenvolvimento Econômico Nilza Tavoloni e com a coordenadora do CIAT (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalho), Regina Pigatto, para discutir mecanismos para inserir os portadores de deficiências físicas, visuais e auditivas no mercado de trabalho da cidade e região.
De acordo com a coordenadora do Centro, que compreende o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e o Cecap (Centro de Capacitação Profissional), o principal objetivo é realizar um intercâmbio de informações entre essa nova entidade, a Prefeitura e o PAT para ampliação do cadastro dos portadores de deficiências da cidade. “Fazemos um trabalho de orientação e atendimento às empresas no sentido de cumprir com a Lei de Cotas para os portadores, mas hoje, devido ao restrito cadastro, não temos como passar muitas das vagas disponíveis no mercado”, explicou Regina.
Segundo Chiconi, a associação está realizando um trabalho de cadastramento efetivo e irá manter contato com o PAT para que essas pessoas possam ser absorvidas pelas empresas. “Nós entendemos que as empresas têm receio de contratar profissionais especiais, porque acreditam que possa gerar maior custo, mas a experiência comprova que se treinados e engajados no mercado, podem produzir tanto ou mais do que alguém sem qualquer deficiência”, garantiu o vereador.
A coordenadora do CIAT apela às entidades para que cadastrem seus assistidos, já que hoje há apenas 140 pessoas cadastradas. “É um número muito pequeno, se considerarmos a estimativa do IBGE de que 10% da população de uma cidade possui algum tipo de deficiência”, complementou.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, é muito produtivo que a secretaria e a presidência da Câmara estejam interessados em trabalhar em conjunto para a inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho. “Essa união só irá gerar resultados satisfatórios para essa população”, concluiu Nilza.
Serviço: O PAT fica na Rua D. Pedro II, 25, Centro, fone: 3462-4178.
Horário de atendimento: das 8 às 16h30.




Publicado por: ssessoria de Comunicação