Alunos do Ciep Octávio César Borghi participam de sessões simuladas do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Cento e trinta alunos da terceira e quarta séries do Ciep Professor Octávio César Borghi, localizado no bairro Cidade Jardim, participaram nos dias 18 e 19, no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, de sessões simuladas do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como a proibição do uso de sacolas plásticas, a circulação de cargas puxadas por cavalos, e a criação de projeto com finalidades culturais e ambientais.
Na primeira sessão simulada, a Mesa Diretora foi composta por Lincoln Miletta da Rocha (presidente), Bruna Carolina dos Santos (primeira secretária), e Vítor Gabriel da Silva Alves (segundo secretário). Já na segunda sessão, compuseram a Mesa Diretora Jonathan Pedrosa (presidente), Stephanie Barros (segunda secretária) e Gustavo Santos (segundo secretário). No total, foram discutidos cinco projetos de lei e quatro requerimentos.
Os vereadores Celso Zoppi (PT), Paulo Chocolate (PSC) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
O vereador Thiago Brochi parabenizou os alunos pela participação e discussão dos projetos. “As discussões dos seus projetos são exatamente como as nossas. Nós vereadores nem sempre temos as mesmas visões e ideias, mas isso é exatamente a democracia. Com a oportunidade de estarem aqui, aproveitem ao máximo, falando livremente o que pensam. É importante que o jovem se interesse pela política, pois ela controla o rumo do país”, disse.
Chocolate destacou a qualidade dos projetos apresentados pelos alunos. “Estava acompanhando a discussão sobre o projeto das academias ao ar livre, que foi criado há três anos, muito discutido na época, e um sucesso até hoje. Até o final do ano, serão construídas sete academias, e isso é qualidade de vida e saúde. Vocês estão de parabéns por também aprovarem esse projeto no Câmara Jovem, pois é por aqui que se começa a aprendizagem e o andamento da cidade”, afirmou o parlamentar.
Zoppi falou sobre a importância da participação no projeto para a formação dos alunos. “Quero parabenizar a todos, e dizer que é muito importante a ação das escolas e dos professores, que se engajaram nesse projeto. Essa participação no Câmara Jovem vocês vão levar para a vida toda, e vão aprender que todas as matérias na escola são muito importantes, mas que a formação da vida vai além das disciplinas, e esse projeto incentiva e valoriza a cidadania, os direitos e deveres”, discursou.
Sacolas plásticas
Foi aprovado pelos vereadores mirins nas duas sessões o projeto de emenda ao artigo 2° e parágrafo único da Lei Municipal n° 5.026 de 1° de julho de 2010, de autoria dos alunos Bruna Carolina dos Santos, Rainer Mendes Garcia, Danilo Capelato e Mathues Ferreira, que dispõe sobre a proibição do uso de sacolas plásticas à base de polietileno ou de derivados de petróleo.
Circulação de carroças de carga
Outro projeto de lei apresentado e aprovado pelos vereadores mirins, de autoria dos alunos Jeferson da Silva e Daiane dos Santos, proíbe a circulação de carga puxada por cavalos na área urbana do município de Americana.
Convênio
Foi aprovado em apenas uma das sessões o projeto de lei de autoria dos vereadores mirins Lucas Caldeira, Bruna dos Santos, Ezequiel da Silva e Isac Porto, que autoriza a Prefeitura Municipal de Americana a firmar convênio junto às faculdades do município para, através de estagiários do curso de Educação Física, prestar auxílio à população na prática de atividades físicas nas academias ao ar livre nas praças da cidade.
Projeto Cultural e Ambiental
Outro projeto de lei apresentando e aprovado pelos vereadores mirins, de autoria das alunas Nataly Batista e Victória Diniz, institui o “Projeto Cultural e Ambiental” no município. O projeto tem como finalidade promover visitas a diferentes pontos da cidade, como pontos históricos e de preservação ambiental, com percursos realizados por ônibus e com orientação de monitores.
Requerimentos
Quatro requerimentos foram discutidos e aprovados durante as sessões simuladas: um pede informações do Poder Executivo sobre a segurança dos ônibus escolares; outro solicita informações sobre a instalação de bibliotecas comunitárias nos bairros afastados da cidade; outro questiona a qualificação dos funcionários que atuam nos postos de saúde; e o último pede informações sobre a instalação de vigilância nas dependências internas e externas das escolas municipais.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação