Zoppi e Conade solicitam barateamento dos aparelhos auditivos e sugerem produção nacional


O vereador Celso Zoppi (PT) recebeu, na última semana, ofício do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Alexandre Carvalho Baroni, em resposta a diversas solicitações, feitas desde novembro de 2005, sobre providências e medidas urgentes para o barateamento dos aparelhos auditivos no Brasil.

Zoppi explicou que o encaminhamento dado pelo Conade é conseqüência de solicitação feita por ele, através de ofício do final do ano passado, pedindo apoio à reivindicação ao Ministério do Desenvolvimento da Industria e Comercio Exterior para contatar empresas fabricantes do aparelho e facilitar a implantação no país. “Questionamos a falta de acesso e atendimento à grande demanda devido aos altos custos destes aparelhos por serem importados e sugerimos a possibilidade do incentivo, por parte do Ministério do Desenvolvimento, para fabricação nacional”, explicou o parlamentar.

Após quase um ano de andamento no processo dentro do Conade – conforme copia anexa de ofício enviado – o Conselho recomendou ao Ministro da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, uma avaliação do custo e efetividade dos aparelhos hoje disponíveis e sua amplificação sonora, visando uma maior cobertura de atendimento as pessoas com deficiência auditiva. “Notamos que todos os equipamentos são importados e há necessidade urgente de barateamento desses produtos para atender este público, tendo em vista a necessidade de uma maior cobertura assistencial pelo Poder Público, mas também privado”, complementou.