A Câmara Municipal de Americana entregou na sexta-feira (21), em sessão solene, o título de cidadão americanense ao comandante da 1º Cia da Polícia Militar, capitão Hugo Araújo Santos, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB).
Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), os vereadores Adelino Leal (PT), Capitão Crivelari (PSD), Celso Zoppi (PT), Divina Bertalia (PDT), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), Oswaldo Nogueira (DEM), Reinaldo Chiconi (PMDB) e Thiago Brochi, o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), o deputado estadual Cauê Macris (PSDB), o secretário municipal de Segurança Pública, Adinei Brochi, o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Tenente Coronel Dionésio do Amaral Martins, o delegado seccional de Americana, Paulo Fernando Fortunato, e o juiz de direito da 2ª Vara Criminal, Dr. Eugênio Augusto Clemente Júnior.
O vereador Thiago Brochi falou sobre a trajetória do homenageado. “Tive a oportunidade e a honra de conhecer o capitão Hugo quando eu era diretor administrativo da secretaria de Saúde, e nós desenvolvemos o projeto ‘Saúde Agora’ junto ao prefeito Diego de Nadai, para todos os militares da cidade de Americana. Foi então que entrei no gabinete do capitão, passando a conhecer uma pessoa maravilhosa, e a conhecer sua história. Em pouco tempo, já sabia que deveria fazer essa homenagem a ele, e não poderia deixar de reconhecer um trabalho de um homem dedicado e que faz muito por essa cidade”, afirmou.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, o homenageado é um exemplo a ser seguido. “É uma satisfação como presidente desta Casa estar hoje prestando uma homenagem ao capitão Hugo. Ele está em Americana há pouco tempo, seis a sete anos, mas já conseguiu angariar o respeito de todos. Uma pessoa séria, um profissional de alto nível, que muito honra a sua profissão, um homem íntegro. Fala o necessário de uma forma técnica e com um poder de interlocução muito grande, e talvez dessa forma formal e reservada é que nos aproximamos. Também como vereador, recorri aos seus trabalhos profissionais, e vimos o brilhantismo e a forma como o conduz”, discursou Sacilotto.
O homenageado agradeceu aos familiares e amigos pela honraria e compartilhou sua história. “É uma honra ser intitulado cidadão americanense, e a felicidade só é completa quando compartilhamos com quem gostamos. Minha história em Americana começou em vinte de fevereiro de 1998, quando decidimos, eu e minha esposa, sair de São Paulo e mudar para o interior, e depois de uma breve passagem por Campinas, nos apaixonamos pelas palmeiras da Av. Brasil. O interior ainda é o melhor lugar para cuidarmos de nossas filhas, e Americana tem um povo alegre, civilizado e acolhedor, e o acerto dessa decisão está sendo colhido hoje, sendo reconhecido com esse título tão importante”, disse.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Assessoria de Comunicação