Alunos da EE Prof° Marcelino Tombi participam de sessões simuladas do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Sessenta e seis alunos da terceira e quarta séries da EE Prof° Marcelino Tombi, localizada no bairro Jardim São Roque, participaram nesta terça-feira (25) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessões simuladas do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como a revitalização da Gruta Dainese, a municipalização da EE Prof° Marcelino Tombi e a suspensão da terceirização de merenda escolar.
No período da manhã, a Mesa Diretora foi composta por Lucas Mateus de Oliveira Cardozo (presidente), Ana Caroline dos Santos (primeira secretária), e Júllia Flores da Costa (segunda secretária). Já no período da tarde, compuseram a Mesa Diretora Tainara de Oliveira (presidente), Bruno dos Santos (segundo secretário) e Gabriel dos Santos (segundo secretário). No total, foram discutidos quatro projetos de lei e três requerimentos.
Os vereadores Adelino Leal (PT), Paulo Chocolate (PSC) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
Chocolate falou sobre a importância dos projetos apresentados pelos alunos. “Uma sessão como essa, com alunos debatendo temas tão importantes, tem que ser aproveitada. Como presidente da Comissão de Estudos da Gruta Dainese, vou aproveitar os projetos que vocês trazem e discutem nas sessões simuladas. Já estamos trabalhando bastante para que esses projetos sejam realizados, como a sua preservação, o esgoto a céu aberto, e agora também com a pista de caminhada. A Gruta é o pulmão de Americana, e ele tem que ser cuidado”, ressaltou.
Segundo o vereador Thiago Brochi, os alunos precisam acompanhar o desenvolvimento da política da cidade. "Vocês tem que aproveitar essa oportunidade de estarem na Câmara Municipal. Esse debate é exatamente como os dos vereadores nas sessões ordinárias, por isso não deixem de voltar, de cobrar os vereadores, e de trazer ideias, e exigir dos seus representantes que vocês ou seus pais votaram, para que a cidade seja melhor", afirmou.
Leal apontou a qualidade dos projetos discutidos pelos vereadores mirins. “Quero parabenizar essa escola que sempre está envolvida com as questões de preservação da Gruta Dainese junto com os seus educadores. É sempre importante estar atento à preservação do meio ambiente, e vocês já estão começando a ter essa conscientização. A educação precisa começar cedo, conhecendo de perto os problemas e trazendo reivindicações para que o Poder Público traga soluções", disse o parlamentar.
Tratamento da Gruta Dainese
Um projeto de lei apresentado e aprovado por unanimidade nas duas sessões, de autoria dos alunos Daniel da Silva, Julia da Costa e Gabriel Rover, estabelece e regulamenta o tratamento da Gruta Dainese, com a despoluição das águas do córrego, aulas de educação ambiental para a população, assim como o desvio, tratamento e canalização de esgoto despejados no córrego.
Nascente Símbolo
Foi aprovado por unanimidade nas duas sessões o projeto de lei de autoria dos alunos Guilherme Gomes dos Reis, Letícia Ferreira e Gabriel dos Santos que institui a nascente do córrego da Gruta Dainese no bairro Jardim São Roque, como “Nascente Símbolo” do município de Americana.
Merenda escolar
Outro projeto de lei apresentado e aprovado pelos vereadores mirins nas duas sessões, de autoria dos alunos Gabriel Nascimento Chaves da Paz, Renata Sena e Gabriel Ribeiro, suspende a terceirização da merenda escolar nas escolas municipais de Americana.
Municipalização
Outro projeto de lei apresentado, de autoria dos vereadores mirins Lucas Cardozo e Eduardo Henrique Faustino de Souza, previa a municipalização da EE Prof° Marcelino Tombi e sua transformação em período integral. Porém, foi aprovada pelos vereadores mirins, nas duas sessões, apenas sua transformação para período integral.
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos e aprovados durante as sessões simuladas: um solicita informações sobre a fiscalização da Lei Municipal nº 3.803, de 10 de abril de 2003, que estabelece que os proprietários dos cães ou aqueles que estiverem com sua guarda deverão providenciar a imediata limpeza das fezes deixadas pelo animal nas calçadas e lugares públicos; outro solicita informações sobre a obra de construção de uma pista de caminhada na Av. Estados Unidos, ao lado da Gruta Dainese; e outro solicita informações sobre o asfaltamento e o recolhimento de lixo na rua Xingu, nas proximidades da EE Prof° Marcelino Tombi.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação