Alunos do Ciep Prof° Octávio César Borghi participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Cinquenta e sete alunos da terceira e quarta série do Ciep Prof° Octávio César Borghi, localizado no bairro Cidade Jardim, participaram nesta quarta-feira (26) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como a proibição do uso de sacolas plásticas e a circulação de cargas puxadas por cavalos, e a criação de projeto com finalidades culturais e ambientais. A Mesa Diretora foi composta por Gabrielly Luiza de Mendonça (presidente), Isabella Novaes Cervelate (primeira secretária), e Bruno de Souza Rocha (segundo secretário). Foram discutidos quatro projetos de lei e três requerimentos.
O vereador Celso Zoppi (PT) esteve presente e utilizou a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
Ao utilizar a palavra, Zoppi destacou a importância da participação dos alunos nas questões políticas da cidade. "Gostaria de parabenizá-los, e também aos professores, que ensinam, além do português, matemática e ciência, as questões do direito, e o que vocês estão fazendo é justamente tratando da questão política na vida das pessoas. Essa participação no projeto Câmara Jovem faz com que vocês exerçam o direito de cidadãos, com diretos e deveres”, afirmou.
Sacolas plásticas
Foi aprovado por unanimidade o projeto de emenda ao artigo 2° e parágrafo único da Lei Municipal n° 5.026 de 1° de julho de 2010, de autoria da aluna Priscila Medeiros, que dispõe sobre a proibição do uso de sacolas plásticas à base de polietileno ou de derivados de petróleo. O projeto determina que os estabelecimentos deverão utilizar sacolas ecológicas confeccionadas em material oxi-biodegradável ou compostáveis, à base de biomassa, principalmente de milho, mandioca, cana de açúcar e batata, sacos ou sacolas de papel e sacolas ecológicas retornáveis.
Circulação de carroças de carga
Outro projeto de lei apresentado e aprovado pelos vereadores mirins, de autoria da aluna Cíntia Rosa, proíbe a circulação de carga puxada por cavalos na área urbana do município de Americana.
Convênio
Foi aprovado também pelos vereadores mirins o projeto de lei de autoria do aluno Danilo Maximino da Silva, que autoriza a Prefeitura Municipal de Americana a firmar convênio junto às faculdades do município para, através de estagiários do curso de Educação Física, prestar auxílio à população na prática de atividades físicas nas academias ao ar livre nas praças da cidade.
Projeto Cultural e Ambiental
Outro projeto de lei apresentando e aprovado por unanimidade, de autoria da aluna Laura Benatti institui o “Projeto Cultural e Ambiental” no município. O projeto tem como finalidade promover visitas a diferentes pontos da cidade, como pontos históricos e de preservação ambiental, com percursos realizados por ônibus e com orientação de monitores.
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos e aprovados durante as sessões simuladas: um requer informações do Poder Executivo sobre a segurança dos ônibus escolares; outro solicita informações sobre a instalação de bibliotecas comunitárias nos bairros afastados da cidade; e o último questiona a qualificação dos funcionários que atuam nos postos de saúde.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação