O presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), e os vereadores Leonora do Postinho (PPS) e Valdecir Duzzi (PSDB) acompanharam nesta quarta-feira (26) a entrega da reforma da UTI neonatal do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”. Estiveram presentes o Prefeito Municipal Diego DE Nadai (PSDB), o diretor superintendente da Fusame, Eduardo Pereira e o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon.
O novo espaço recebeu o nome de Lívia Vitoria Ramos Nicolau, de 10 meses. O ato foi uma homenagem do prefeito Diego De Nadai à menina que nasceu em dezembro de 2010 pesando apenas 460 gramas e sobreviveu devido aos cuidados da equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas da UTI Neonatal. O bebê permaneceu na UTI durante três meses e teve alta do local pesando 1.880 gramas.
Durante a solenidade, Sacilotto parabenizou o prefeito e falou da importância da UTI neonatal para Americana. “Quero ressaltar a importância desta UTI, que hoje temos aqui, por isso que digo que a atual Administração é voltada para os mais necessitados, e sabemos que outras conquistas virão para essa região. Hoje, o nosso prefeito investe muito mais na saúde da nossa cidade, e é por isso que acreditamos nesse processo e temos a certeza que este é o caminho certo”, disse o chefe do Legislativo.
“É um dia de grande alegria. Agradeço aos funcionários do Hospital Municipal. As coisas acontecem por causa de vocês que salvaram essa vida. É mais uma obra que entrego. A saúde só cresce na cidade”, disse o prefeito.
Com um investimento de aproximadamente R$ 751.000,00, o projeto englobou a mudança de local e reforma total do novo espaço incluindo troca de pisos, forro, azulejos, portas, torneiras, lavatórios, bancadas, luminárias, revestimentos de paredes, pintura e acabamento. Instalação de ar condicionado, rede de gases, troca de esquadrias metálicas, instalações elétricas e hidráulicas e adaptação de parte da rede elétrica do hospital, além da compra de novos equipamentos. O Centro Obstétrico também foi reformado.
Em um novo e local mais adequado, a UTI Neonatal conta com cinco leitos e novas incubadoras. Está localizada ao lado do Centro Obstétrico facilitando assim o acesso e transporte dos recém-nascidos que precisam de cuidados intensivos. O Centro Obstétrico oferece duas salas de parto e uma de pós-parto, onde mãe e bebê ficam juntos na primeira hora de vida com segurança e conforto.
O diretor superintendente da Fusame, Eduardo Pereira, comentou que “Diego foi muito sensível ao perceber que o espaço estava inadequado. Priorizou a reforma e a melhoria na capacidade técnica. A UTI Neonatal traz segurança para as famílias e para a equipe de trabalho. Agora, os recém-nascidos não precisam transitar pelo hospital e isso diminui a chance de se contrair uma infecção hospitalar. Um local mais seguro, tranquilo e com equipamentos novos”, informou o diretor superintendente.
O secretário Fabrizio Bordo falou de diversas melhorias que estão sendo feitas na cidade. “Compramos novas ambulâncias, lançamos a Rede Nossos PAIs. Investimos R$ 30.000.000,00 a mais quando comparamos janeiro a agosto de 2010 com o mesmo período de 2011. Não temos medido esforços e nem recursos para a saúde pública que passou a oferecer assistência de excelência e de qualidade”, acrescentou.
*Com informações da Unidade de Imprensa da Prefeitura Municipal de Americana
Thais Piccoli
Assessoria de Comunicação
Publicado por: Assessoria de Comunicação