Alunos da EE Monsenhor Magi participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Sessenta alunos da sétima série da EE Monsenhor Magi, localizado no bairro Jardim Glória, participaram nesta quarta-feira (26), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessões simuladas do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como construção de áreas de lazer no Parque Residencial Jaguari, construção de canis municipais e a ampliação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). A Mesa Diretora foi composta por Grasieli Benatti Cominato (presidente), Ana Beatris Fernandes Caudeira da Silva (primeira secretária), e Luiz Henrique Felix de Araujo (segundo secretário). Foram discutidos cinco projetos de lei e quatro requerimentos.
O vereador Thiago Brochi (PSDB) esteve presente e utilizou a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
Brochi parabenizou os alunos pela participação e desenvolvimento dos projetos. “Gostaria de dizer para vocês aproveitarem ao máximo a oportunidade de estarem aqui como vereadores, e muitos podem vir a assumir uma cadeira na Câmara Municipal, não só como hoje eleitos pelos alunos. Todo esse trabalho que vocês tiveram aqui, com os debates, mostrando suas ideias, é igual ao que os vereadores fazem, e é importante que vocês exerçam essa democracia, pois a política mexe com o Brasil e principalmente com a nossa cidade”, afirmou o parlamentar.
Área de lazer
Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores mirins o projeto de lei, de autoria do aluno Marlon Nunes, que institui a instalação de um campo de futebol e quadras poliesportivas em uma área na Avenida da Música, no Parque Residencial Jaguari.
PROERD
Outro projeto de lei apresentado e aprovado pelos vereadores mirins, de autoria do aluno Samuel Patrick, determina a ampliação do atendimento do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) para as séries do ensino fundamental II no município de Americana.
Ciclovias
Foi aprovado também por unanimidade, de autoria do aluno Luiz Henrique, o projeto de lei que dispõe sobre a criação de ciclovias nas principais avenidas do município de Americana.
Revitalização das escolas
Outro projeto de lei apresentando e aprovado, de autoria da aluna Julia Possobon, dispõe sobre a revitalização, pela Prefeitura Municipal de Americana, do entorno das escolas do município, com a manutenção, melhorias no calçamento e a colocação de lixeiras.
Canil municipal
Foi aprovado pelos vereadores mirins o projeto de lei de autoria da aluna Gabriela Vieira, que dispõe sobre a criação de novos canis municipais. O projeto determina também que sejam implantados chips em todos os animais recolhidos, além de aplicação de multa ao proprietário do animal abandonado.
Requerimentos
Quatro requerimentos foram discutidos e aprovados durante as sessões simuladas: um requer informações da Prefeitura Municipal sobre o transporte para deficientes visuais e físicos; outro solicita informações sobre o encerramento do projeto Segundo Tempo; outro solicita informações sobre a revitalização das ruas e avenidas do município; e o último solicita informações sobre as condições de higiene ocupacional dos funcionários da empresa terceirizada Vivo Sabor Alimentação nas cozinhas escolares do município.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Beatriz Chiarelli
Foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação