Câmara abre exposição fotográfica em comemoração ao aniversário de emancipação política de Americana


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Americana abre nesta quinta-feira (10), no início da sessão ordinária, às 14h, a exposição fotográfica “De Vila a Americana”, em comemoração ao aniversário de 87 anos de emancipação política da cidade. A exposição foi proposta pelo Presidente da Câmara, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), através de requerimento, e fica aberta à visitação até o dia 30 de novembro, das 8h às 17h, no saguão da Casa.
Fruto de um trabalho de pesquisa e resgate histórico, a exposição conta com fotografias de Americana desde a década de 1910, mostrando a evolução da cidade até os dias de hoje, além de reprodução da Lei Estadual que criou o município de Americana, em 12 de novembro de 1924, galeria de prefeitos e presidentes da Câmara e história dos símbolos da cidade – o brasão de armas e a bandeira.
Segundo Sacilotto, o objetivo é resgatar a memória deste acontecimento histórico. “O movimento para emancipação política e administrativa do povoado de Vila Americana teve início em 1922, dado o rápido desenvolvimento observado após a elevação da vila à categoria de distrito. Neste movimento tiveram marcante atuação os vilamericanenses capitão Sebastião Antas de Abreu, doutor Cícero Jones, Enéas Ferreira, doutor Liráucio Gomes, Herman Muller e o campineiro doutor Antonio Álvares Lobo. Após dois anos de muito trabalho, foi promulgada em 12 de novembro de 1924 a Lei Estadual 1.983, criando o município de Vila Americana”, afirma no requerimento que solicitou a realização da exposição.
“O dia 12 de novembro é uma data muito especial para o municipio, pois foi quando Americana tornou-se de fato uma cidade independente e dona de sua própria história. Foi a partir daí que se instituiu a Câmara Municipal, e o município passou a ter vida política, econômica e social próprias”, conclui o chefe do Legislativo.
Maurício Vargas - MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação