Evento na Câmara debate a Semana da Consciência Negra


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (9), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, um debate sobre a Semana da Consciência Negra, que abordou o tema “Políticas públicas para a população afrodescendente e o feriado de 20 de novembro”. A realização do evento foi solicitada por requerimento de autoria do vereador Celso Zoppi (PT).
Participaram do evento os vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi e Odair Dias (PV) e o cantor Dito Preto. O debate contou com palestras ministradas pela socióloga Anatalina Lourenço, da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), pelo presidente da Associação Quilombo da Paz de Santa Bárbara D'Oeste, Antonio Carlos Vianna, e por Cláudia Monteiro da Rocha Ramos, da Comissão de Promoção da Igualdade Racial de Americana.
Durante o uso da palavra, Zoppi falou sobre a importância do debate e de atividades culturais voltadas à Semana da Consciência Negra. “Sabemos de toda a marca, influência positiva e de toda a história que a raça negra trouxe para o Brasil. Porém, isso sempre é colocado em segundo plano, e a discriminação racial é muito camuflada. Com ações integradas e articuladas entre as várias secretarias do município, poderemos permitir esse resgate histórico e fazer com que a sociedade reflita diariamente”, avaliou.
Segundo Odair, a Semana da Consciência Negra deve servir de exemplo para as atitudes do dia a dia. “É muito importante que estejamos aqui para ampliar os nossos conhecimentos a respeito da questão racial, enfatizando a raça negra, e cada pessoa deve fazer uma reflexão de sua contribuição para eliminar a segregação racial. Estamos discutindo algo que deveria ser óbvio, e para que isso seja modificado, precisamos que cada um dê a sua parcela de contribuição. Acredito que a escola seja um forte instrumento, pois tudo que aprendemos de maneira ordenada, levamos para o resto da vida”, afirmou.
Leal exaltou a iniciativa do evento e falou sobre a importância da comemoração. “Nós precisamos ampliar o debate sobre a questão da segregação racial e discriminação, os questionamentos e a maneira de agir para começarmos a minimizar um problema que infelizmente existe. Essa é uma iniciativa de levar a questão às escolas e à sociedade, para sentirmos que não podemos viver sem uma união entre todos os povos e raças”, disse o parlamentar.
Ao final das palestras, o público presente pôde apresentar questionamentos que foram respondidos pelos membros da Mesa.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação